Banco Montepio ‘garante’ maior parte das poupanças dos associados

  • ECO
  • 22 Abril 2017

Segundo o jornal Expresso, 84% das poupanças dos associados do Montepio estão garantidas pela Caixa Económica. Exposição das aplicações dos associados ao banco dificulta separação das entidades.

Os associados do Montepio têm 3,5 mil milhões de euros investidos em aplicações da mutualista — não são depósitos e por isso não estão cobertos pelo Fundo de Garantia de Depósitos, dependem da gestão que a associação faz destes ativos. Ora, 84% deste valor está garantido pelo próprio banco Montepio, revela este sábado o jornal Expresso (link para assinantes).

Conforme explica o jornal, isto acontece porque a maior parte do ativo da associação depende do banco: além da participação da Caixa Económica (registada por 1.666 milhões de euros), a carteira de ativos da associação tem 1.020 milhões de euros em obrigações do banco e ainda 253 milhões de euros em outras aplicações, sobretudo depósitos da prazo, no banco. Os números constam do Relatório e Contas da Associação Mutualista de 2016.

Esta ligação entre a associação e o banco torna mais difícil a separação de perímetros das duas entidades, além de concentrar o risco a que os associados estão expostos no banco Montepio. Contudo, contactada pelo jornal, fonte oficial da Associação Mutualista Montepio Geral garante que esta é uma situação normal e argumenta que “a Caixa Económica Montepio Geral apresentou as melhores condições”. Para a Associação, o facto de o banco pertencer ao grupo é entendido como vantagem já que é “um risco que o grupo conhece e controla.”

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco Montepio ‘garante’ maior parte das poupanças dos associados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião