Howden cobre petroleiro em deterioração no Iémen
A Howden foi designada pelo PNUD, após concurso público, para identificar os riscos seguráveis e cobrir navio que pode provocar um derrame de crude de largas proporções nas águas da região.
Foi garantido o seguro para um petroleiro em deterioração ancorado ao largo da costa do Iémen, como parte dos preparativos para uma complexa transferência de óleo de um navio em deterioração, funcionários envolvidos partilharam nesta segunda-feira com a agência Reuters. O navio pode derramar quatro vezes mais óleo do que o desastre do Exxon Valdez em 1989, no Alasca. Há anos que as autoridades da ONU alertam que o Mar Vermelho e a costa do Iémen estão em risco devido ao petroleiro Safer.
Construído em 1976, a embarcação está ancorada a cerca de cinco milhas náuticas da costa do Iémen e contém cerca de 1,14 milhão de barris de petróleo cru leve, que permaneceu a bordo por anos sem ser descarregado devido ao conflito no Iémen, afirmaram autoridades. Inspeções estão a ser realizadas antes do início da transferência de óleo e ainda não é claro quanto tempo esse processo levará.
A corretora de seguros Howden foi designada pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD) através de concurso público para identificar os riscos seguráveis e garantir cobertura de seguro para a transferência entre navios, que não é uma operação padrão, conforme declarado pela companhia em comunicado.
“O seguro tornou-se um elemento crítico para possibilitar que a operação de resgate prossiga. Sem ele, a missão não pode avançar”, afirmou o administrador do PNUD, Achim Steiner, em comunicado.
As negociações resultaram na participação de 13 entidades de subscrição diferentes, incluindo a Fidelis MGU como um dos principais subscritores, o que foi complexo devido ao fato de o petroleiro estar localizado em águas consideradas de alto risco pelo mercado de seguros Lloyd’s, acrescentou o comunicado conjunto.
A guerra no Iémen causou a suspensão das operações de manutenção no Safer em 2015. A ONU alertou que sua integridade estrutural se deteriorou significativamente e que há risco de explosão.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Howden cobre petroleiro em deterioração no Iémen
{{ noCommentsLabel }}