Banco polaco do BCP reforça provisões em mais de 150 milhões de euros
Decisão do Tribunal de Justiça da União Europeia leva Bank Millennium a acomodar provisões de mais de 150 milhões de euros nas contas do segundo trimestre.
O Bank Millennium fez novas provisões de 680 milhões de zlótis (cerca de 152,26 milhões de euros à taxa de câmbio atual), tendo em vista acautelar a decisão do Tribunal da Justiça da União Europeia (TJUE), que deu razão aos clientes polacos com crédito da casa em francos suíços.
Em comunicado enviado à CMVM, o banco detido em 50,1% pelo BCP revela “que a estimativa preliminar de constituição de provisões no 2.º trimestre de 2023, relacionadas com empréstimos hipotecários em moeda estrangeira originados pelo Bank Millennium, ascende a 680 milhões de zlótis [equivalente a mais de 150 milhões de euros], elevando o montante total acumulado de provisões constituídas durante o 1.º semestre de 2023 para cerca de 1.500 milhões zlótis [cerca de 336,47 milhões de euros]”.
“Serão adicionalmente constituídas provisões de 38 milhões de zlótis [8,5 milhões de euros] para riscos legais relacionados com a carteira de crédito originada pelo Euro Bank (1.º semestre de 2023: cerca de 81 milhões de zlótis [cerca de 18,17 milhões de euros]), contudo sem impacto nos resultados líquidos”, acrescenta o banco.
O Bank Millennium justifica a decisão com a decisão do TJUE que se manifestou a favor dos clientes polacos com crédito da casa em francos suíços, num caso que se arrasta há anos e poderá custar aos bancos cerca de 20 mil milhões de euros. Uma das instituições visadas neste processo pertence ao BCP, o Bank Millennium.
Ainda assim, o banco espera apresentar “um resultado líquido positivo no 2.º trimestre de 2023 e consequentemente um resultado líquido positivo no 1.º semestre de 2023“.
“O valor final “das provisões para riscos legais nos resultados do 2.º trimestre de 2023 e no 1.º semestre de 2023 será divulgado no relatório do 1.º semestre agendado para 26 de julho de 2023”, conclui.
(Notícia atualizada pela última vez às 18h57)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Banco polaco do BCP reforça provisões em mais de 150 milhões de euros
{{ noCommentsLabel }}