Educação, água, agroindústria. Impact Journey abre candidaturas e promete prémios de 5.000 euros
Candidaturas decorrem até 24 de setembro. Cada um dos três vencedores recebe prémio de 5.000 euros e incubação na Casa de Impacto.
Motivar jovens adultos a encontrarem soluções para a agroindústria, água, educação, prevenção e estilos de vida é o objetivo do Impact Journey, programa da Casa do Impacto, em parceria com a Fundação Amélia de Mello, cujas candidaturas decorrem até 24 de setembro. Cada um dos três vencedores recebe um prémio de 5.000 euros e incubação na Casa do Impacto.
“A Casa do Impacto impulsiona um ecossistema que tem as condições para estimular a criação de sinergias entre parceiros, apoiar a criação e o desenvolvimento de projetos inovadores e dotar os jovens do conhecimento necessário para compreenderem e agarrarem as oportunidades do empreendedorismo e inovação. É com grande satisfação que iniciamos esta parceria com a Fundação Amélia de Mello e nos aproximamos a dois grandes grupos empresariais nacionais, que partilham da visão e ambição de criar e promover negócios e iniciativas de impacto para resolver alguns dos problemas societais mais prementes”, afirma Inês Sequeira, diretora da Casa do Impacto sobre a parceria com a Fundação Amélia de Mello, citada em comunicado.
O programa pretende dotar jovens, entre os 18 e os 30 anos, com “conhecimento, ferramentas e financiamento para desenvolverem as suas ideias e darem os primeiros passos no setor do empreendedorismo de impacto”, informa a Casa do Impacto em comunicado.
Sessões de capacitação, acesso a bolsas de empreendedorismo, visitas de estudo a entidades diversas do ecossistema nacional e internacional e a participação em programas da Casa do Impacto é a proposta feita aos participantes.
A iniciativa visa encontrar soluções que respondam aos desafios societais na Agroindústria — “com atividades relacionadas com matéria-prima e transformação, a indústria dos alimentos e a sua distribuição” –; Água — “soluções para a reutilização, redução da perda de água, consumo eficiente e racionalização” –; Educação — “formação das novas gerações” — e, por fim, Prevenção e estilos de vida, isto é, iniciativas que “procurem uma qualidade de vida de modo completo e integrado e comportamentos saudáveis, desde o diagnóstico e a prevenção, à promoção da saúde e modificação comportamental.”
Quem pode candidatar-se
“Poderão candidatar-se projetos em fase de ideação, testing ou startups constituídas num período máximo de dois anos, compostos por equipas de dois a três estudantes universitários e jovens adultos, com idade compreendida entre os 18 e os 30 anos, portugueses ou estrangeiros que pretendam implementar o projeto em território português.
Para a fase de capacitação, vamos selecionar até 12 equipas”, informa fonte oficial ao Trabalho by ECO. Destes 12 projetos, serão escolhidos três como vencedores.
“A cada um dos três projetos vencedores é atribuído um prémio pecuniário no valor de 5.000 euros — 15.000 euros em prémios — a que acresce um ano de Incubação na Casa do Impacto, mais o Alpha Pack para o Web Summit (novembro 2023), a que soma o Inspiring Journey, em Londres em parceria com a LSE Generate da London School of Economics (dezembro 2023)”, refere fonte da Casa do Impacto.
Os interessados podem candidatar-se até 24 de setembro, decorrendo de 9 a 20 de outubro a fase de capacitação dos projetos, com a incubação dos projetos vencedores a realizar-se de 1 de novembro de 2023 até novembro de 2024.
O Impact Journey contribuirá com acesso a financiamento e terá o acompanhamento da equipa da Casa do Impacto, o envolvimento das empresas do Grupo José de Mello — Bondalti, Brisa, CUF, José de Mello Residências e Serviços e, Ravasqueira — e do Grupo Sovena, onde se inclui a Nutrifarms.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Educação, água, agroindústria. Impact Journey abre candidaturas e promete prémios de 5.000 euros
{{ noCommentsLabel }}