CTT têm 20 milhões para comprar ações próprias até junho de 2024

  • ECO
  • 21 Junho 2023

Empresa admite comprar até 7,65 milhões de ações e depois reduzir o capital social. Com esta aposta, os CTT pretendem diminuir a liquidez dos títulos e aumentar o lucro por ação.

Os CTT têm 20 milhões de euros para recomprar ações aos próprios acionistas. A empresa anunciou o plano de aquisição de até 7,65 milhões de ações. A medida irá vigorar durante um ano, a não ser que o orçamento fique esgotado antecipadamente, refere esta quarta-feira num comunicado enviado à CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários).

O plano irá iniciar-se em 26 de junho e durará, no máximo, até 25 de junho de 2024. As ações a comprar representam atualmente 5,3% do capital social da empresa, atualmente fixado nos 71.957.500 euros. A próxima assembleia geral dos CTT poderá depois determinar a extinção das ações compradas e, assim, reduzir o seu capital social.

Serão compradas ações que se situem no intervalo de 10% “para menos e para mais” em relação ao preço dos títulos dos CTT no PSI “no fecho da sessão de negociação imediatamente anterior à data de aquisição ou à constituição do direito de aquisição ou atribuição de ações”. Por cada sessão, os CTT não poderão comprar mais de 25% do volume médio diário de ações transacionadas nos 20 dias anteriores à data de aquisição. O BPI vai ajudar os CTT no programa de recompra de ações.

À data de segunda-feira, os CTT possuíam 1.378.132 ações próprias, correspondendo a 0,96% do capital social. O grupo Indumenta Pueri é o maior acionista individual da empresa, seguido de Manuel Champalimaud, com 13,73%.

Ao apostar na compra de ações próprias, os CTT pretendem diminuir a liquidez dos títulos e aumentar o lucro por ação. O maior recente programa de compra de ações próprias dos CTT iniciou-se em março de 2022 e ficou concluído em 8 de setembro do mesmo ano, três meses antes do prazo limite.

Os CTT fecharam a sessão desta quarta-feira nos 3,40 euros, menos 0,29% do que no dia anterior.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CTT têm 20 milhões para comprar ações próprias até junho de 2024

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião