5 coisas que vão marcar o dia
Serão conhecidos dados sobre as finanças públicas no primeiro trimestre, enquanto no Parlamento se debate o voto antecipado e em mobilidade nas eleições Europeias.
Serão conhecidos dados relativos às contas públicas no início do ano, que permitirão perceber se Portugal arrancou o ano com um excedente orçamental, como preveem alguns economistas. Além disso, termina a Cimeira para um Novo Pacto Financeiro Global, lançada pelo Presidente francês Emmanuel Macron. No Parlamento, debate-se o voto antecipado para as eleições europeias, enquanto numa cimeira do BIS se discute o futuro das criptomoedas.
INE divulga saldo externo e orçamental de Portugal
O Instituto Nacional de Estatística (INE) publica esta sexta-feira as Contas Nacionais Trimestrais por Setor Institucional, referentes ao primeiro trimestre deste ano, em que o PIB cresceu 1,6% em cadeia e 2,5% em termos homólogos. Estes dados permitem perceber com mais detalhe a situação económica e financeira dos vários setores, nomeadamente as famílias, a Administração Pública e as empresas, bem como o saldo externo do país. Os economistas sondados pela Lusa antecipam que os dados apontem para um excedente orçamental no arranque do ano.
Banco de Portugal publica indicadores sobre défice e dívida
O Banco de Portugal vai também publicar um conjunto de indicadores esta sexta-feira, que permitem completar o “raio-X” às finanças públicas. Serão conhecidos dados sobre as contas financeiras, receitas e despesas e a dívida das Administrações Públicas no primeiro trimestre de 2023, bem como estatísticas de Finanças Públicas (défice, dívida e ajustamento défice-dívida) e sobre o financiamento das Administrações Públicas em percentagem do PIB.
Termina cimeira para novo pacto financeiro global
Chega ao fim esta sexta-feira a Cimeira para um Novo Pacto Financeiro Global, realizada em Paris e lançada pelo Presidente francês, que tem na lista de presenças o primeiro-ministro António Costa, bem como mais de 40 chefes de Estado e de Governo, além de muitas personalidades do setor privado. A cimeira tem como metas a promoção de uma reforma do Banco Mundial e do FMI e a reestruturação da dívida dos países sobre endividados.
Parlamento debate voto antecipado e em mobilidade para europeias de 2024
Na reunião plenária desta sexta-feira, os deputados vão discutir iniciativas sobre o voto antecipado e em mobilidade para as eleições Europeias de 2024, que se realizam junto dos feriados de junho. Está em causa uma proposta do Governo que “estabelece regimes excecionais de exercício do direito de voto em mobilidade e do direito de voto antecipado para a eleição do Parlamento Europeu a realizar em 2024”, mas também iniciativas do PAN e do Livre.
Membro do BCE discute futuro das criptomoedas
Fabio Panetta, membro da Comissão Executiva do Banco Central Europeu, discursa esta sexta-feira sobre o futuro das criptomoedas, na 22.ª Conferência Anual do Bank for International Settlements (BIS). Esta conferência do BIS debruça-se sobre bancos centrais, estabilidade macrofinanceira e o futuro do sistema financeiro.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}