5 coisas que vão marcar o dia

  • Joana Abrantes Gomes
  • 27 Junho 2023

Naquele que é o segundo dia do fórum anual do BCE, a Virgin Galactic realiza também o seu primeiro voo comercial de passageiros ao espaço. O Presidente da República continua em Itália na COTEC Europa.

Várias personalidades da política monetária global continuam reunidas em Sintra, no encontro anual do Banco Central Europeu. Com o Presidente da República em Itália a marcar presença na 16.ª edição do encontro da COTEC Europa, o Instituto Nacional de Administração apresenta o seu programa de formação para 2024 e o INE revela os dados das rendas da habitação ao nível local. Lá fora, a Virgin Galactic inicia a sua primeira missão comercial de passageiros.

Discurso de Lagarde arranca fórum BCE em Sintra

O fórum do Banco Central Europeu (BCE) prossegue esta terça-feira em Sintra e o dia arranca com um discurso da presidente, Christine Lagarde. Seguem-se debates sobre política monetária, os custos da inflação e as mudanças nos mercados energéticos com governadores de bancos centrais, académicos, economistas e representantes dos mercados financeiros. O evento anual do BCE decorre até quarta-feira, no Penha Longa Resort, sob o tema “Estabilização macroeconómica em um ambiente de inflação volátil”.

Como evoluem as rendas das casas no país?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga as estatísticas das rendas da habitação ao nível local relativas ao primeiro trimestre deste ano. Entre outubro e dezembro de 2022, o valor mediano das rendas dos novos contratos foi de 6,91 euros por metro quadrado, o que traduz um aumento de 10,6% face ao período homólogo.

Vieira da Silva encerra evento do INA

O Instituto Nacional de Administração (INA) apresenta o seu programa de formação para o próximo ano. A oferta formativa do INA inclui cursos de curta e de longa duração, destinados aos trabalhadores da Função Pública, em áreas como cidadania e participação, competências digitais, inovação, interesse e serviço público e liderança. A ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, encerra o evento pelas 16h30.

Marcelo no último dia da COTEC

Termina esta terça-feira a deslocação do Presidente da República a Palermo, Itália, para participar no XVI encontro da organização empresarial COTEC Europa, juntamente com o seu homólogo italiano e o Rei de Espanha. Ao final da manhã, Marcelo Rebelo de Sousa intervém na sessão de encerramento do encontro, consagrado ao tema “inovação em finanças sustentáveis”. Segundo o Público, o Presidente da República vai tentar chegar a Portugal a tempo de ainda participar na inauguração formal do memorial às vítimas dos incêndios de Pedrógão Grande de 2017, marcada para as 19h.

Primeiro voo comercial da Virgin Calactic ao espaço

A Virgin Galactic, empresa de turismo espacial do empresário britânico Richard Branson, inicia a sua primeira missão comercial de passageiros. Cada passageiro pagou cerca de 450 mil dólares para o voo, denominado “Galactic 01”. Esta missão, que inclui investigadores da Força Aérea Italiana e do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália, decorre até 30 de junho, estando prevista a segunda para inícios de agosto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião