Duarte Cordeiro: “É incontornável” adoção de abordagem ESG para as empresas

  • Capital Verde
  • 27 Junho 2023

Esta é apenas uma das conclusões do estudo NetZero Survey Portugal, que foi apresentado na passada sexta-feira, 23 de junho, na sede da PwC.

O ministro Duarte Cordeiro assinalou que “é incontornável”, para empresas pequenas ou grandes, a adoção de uma abordagem ESG.

Estas declarações foram proferidas no âmbito da apresentação de um estudo levado a cabo pela consultora PwC. Os autores consideram a percentagem de empresas sem planos de ação para o clima “preocupante”, depois de ter concluído que seis em cada dez empresas portuguesas não têm um plano de ação para a redução de emissões e/ou para o cumprimento das suas metas climáticas.

Esta é apenas uma das conclusões do estudo NetZero Survey Portugal, que foi apresentado na passada sexta-feira, 23 de junho, na sede da PwC, em Lisboa. A conferência arrancou com as boas-vindas de António Brochado Correia, Territory Senior Partner da PwC, seguindo-se a intervenção do ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro.

O ministro acredita que “as empresas hoje reconhecem a oportunidade” que existe na transição climática, e afirma que “é incortornável”, para empresas pequenas ou grandes, a adoção de uma abordagem ESG, por uma questão de “sobrevivência do seu negócio”.

Cláudia Coelho, Sustainability and Climate Change Partner da PwC, apresentou depois o estudo, onde se conclui também que, apesar da falta de planos de ação, 54% das empresas dizem já ter definido metas de redução de emissões, embora só 22% estejam comprometidas com a neutralidade carbónica.

A conferência fechou com uma discussão que contou com os contributos de Cristina Câmara, diretora de Sustentabilidade da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), João Wengorovius Meneses, secretário-geral do BCSD Portugal, e Pedro Paes, consultor na direcção de Sustentabilidade do Centro Corporativo da EDP, na área de Clima. O debate foi moderado pelo diretor do ECO, António Costa.

Veja aqui o vídeo completo da conferência:

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Duarte Cordeiro: “É incontornável” adoção de abordagem ESG para as empresas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião