5 coisas que vão marcar o dia
O relatório sobre o sistema bancário, os indicadores de confiança de famílias e empresas e as estimativas mensais de emprego e desemprego são os destaques da agenda desta quinta-feira.
O relatório sobre o sistema bancário do Banco de Portugal, as estimativas mensais de emprego e desemprego, o arranque do Conselho Europeu, os indicadores de confiança de famílias e empresas e o fim da comissão de processamento da prestação da casa são os destaques da agenda desta quinta-feira.
Relatório sobre sistema bancário
O Banco de Portugal divulga o relatório sobre o sistema bancário relativo ao primeiro trimestre deste ano. Os dados permitem verificar indicadores da estrutura do balanço, qualidade dos ativos, liquidez e financiamento, rendibilidade, solvabilidade e alavancagem, bem como informação de enquadramento macroeconómico.
Emprego e desemprego em maio
Pelas 11 horas, o Instituto Nacional de Estatística (INE) vai divulgar os dados relativos ao emprego e desemprego em Portugal no mês de maio. O documento permite identificar qual a taxa de desemprego no último mês, apontar para a taxa de subutilização do trabalho e ainda quantificar a população inativa.
Confiança de famílias e empresas
Pelas 9h30, o INE vai divulgar os indicadores de confiança de empresas e de famílias relativos ao mês de junho. A informação permite perceber qual a reação destes agregados ao atual contexto económico numa altura em que a taxa de inflação regista uma tendência de abrandamento.
Arranque do Conselho Europeu
Os líderes europeus reúnem-se em Bruxelas a partir desta quinta-feira. Durante dois dias, o Conselho Europeu irá debater a guerra na Ucrânia e o apoio da União Europeia ao país atacado pela Rússia, a economia, a segurança e a defesa, a migração e os assuntos externos. A agenda contempla um debate estratégico sobre a China. Estão convidados para o encontro o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, e a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola.
Fim da comissão de processamento
A partir desta quinta-feira, os bancos já não podem cobrar qualquer comissão pelo processamento da prestação do empréstimo, seja da casa, automóvel ou pessoal. Esta comissão já tinha acabado para os contratos celebrados depois de 1 de janeiro de 2021, mas a proibição alarga-se agora a todos os contratos de empréstimo, isto é, passa também a incluir aqueles que foram celebrados até 31 de dezembro de 2020.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}