Entrevista a Rita Samoreno Gomes. Edição de julho/agosto da Advocatus

  • ADVOCATUS
  • 12 Julho 2023

Na Advocatus de julho/agosto pode ler a entrevista à sócia da PLMJ, especiais sobre proteção de dados, equipas multidisciplinares e ainda sobre os escritórios e as práticas de ESG.

Rita Samoreno Gomes é sócia e co-coordenadora da área de Resolução de Litígios da PLMJ, sendo especializada em contencioso financeiro e societário. Em entrevista à Advocatus fala sem preconceitos do que é a marca PLMJ dos últimos cinco anos. “Foi importante a coragem que o Conselho de Administração da PLMJ teve para dizer de forma muito clara ao que vem, sem vacilar: somos um escritório que serve as empresas. Para isto, foi preciso um grande alinhamento dos sócios desta casa e das equipas que lideram e essa coesão e visão comum é algo que hoje existe de forma muito consolidada e totalmente natural”.

A advogada partilhou ainda que se orgulham da renovação geracional que fizeram e de terem por certo que o legado que há a construir e que perdurará é o da “obsessão com o talento da casa” e saberem que os clientes já não querem falar com advogados, “querem parceiros estratégicos”. E isso, na PLMJ, tornou-se a sua assinatura.

Rita Samoreno Gomes, sócia da PLMJ, em entrevista ao ECO/Advocatus - 14JUN23
Rita Samoreno Gomes, sócia da PLMJ, em entrevista ao ECO/AdvocatusHugo Amaral/ECO

A necessidade de prestar ao cliente um serviço integrado e completo é o principal motivo que leva os escritórios a formarem equipas multidisciplinares. As firmas contactadas pela Advocatus apontaram a rapidez, eficiência e consolidação de conhecimentos por parte dos advogados como algumas das vantagens.

Nesta edição pode ler também um especial sobre a proteção de dados dos escritórios. Desde 2018 que as empresas tiveram de “apertar o cinto” e adotar novos mecanismos no que toca à proteção de dados. A Advocatus foi tentar saber se a proteção de dados é um desafio para os escritórios de advogados e quais são os mecanismos internos utilizados.

A consultora OnStrategy revelou quais são as cinco marcas da advocacia com melhor perceção nas práticas de ESG. A Advocatus foi falar com as visadas e perceber quais as políticas que implementaram e que impacto têm nos seus negócios. Desde a criação de plataformas à utilização de motas elétricas, várias são as práticas levadas a cabo pelos escritórios de advogados.

Márcia Martinho Rosa é a advogada do mês desta edição. A advogada, agente oficial da Propriedade Industrial e mandatária europeia de Marcas e Desenhos ou Modelos junto do EUIPO desenvolve a sua atividade profissional na área da Propriedade Intelectual com especial enfoque no Direito da Propriedade Industrial. Em entrevista admite que “atualmente, a reestruturação da Ordem dos Advogados é um imperativo”.

Eduardo Castro Marques, managing partner da Dower Law Firm, em entrevista à Advocatus explicou o que motivou a fundação deste novo player do mercado. Revelou que a eficiência e a inovação são características das quais não prescindem e avançou que a internacionalização está no horizonte do escritório. Descubra todos os pormenores na rubrica sociedade do mês.

Assine a revista Advocatus aqui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Entrevista a Rita Samoreno Gomes. Edição de julho/agosto da Advocatus

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião