Fisco britânico lança megaoperação antifraude no futebol

  • Lusa
  • 26 Abril 2017

Houve "várias detenções" no âmbito da operação, que envolverá alegadas fraudes que ascenderão aos cinco milhões de libras.

A administração fiscal britânica lançou hoje uma megaoperação antifraude que levou à realização de “várias detenções” no futebol profissional no Reino Unido e em França. De acordo com a agência France Presse, em causa estão alegadas fraudes no valor de cinco milhões de libras (5,9 milhões de euros).

A operação, que envolveu 180 agentes em França e no Reino Unido e a apreensão de documentos, computadores e telemóveis, envolveu clubes como o West Ham e o Newcastle, adiantou a imprensa. A pedido das congéneres britânicas, as autoridades francesas fizeram mais uma dezena de inquirições, tendo colocado quatro suspeitos em prisão preventiva.

Em causa está a suspeita de crimes de fraude fiscal agravada e branqueamento, cometidos por ocasião da transferência de vários jogadores de futebol entre clubes franceses e da ‘Premier League’ inglesa.

As autoridades britânicas suspeitam, em concreto, de “pagamentos ocultos” a certos jogadores, agentes e terceiros, destinados a escapar ao pagamento de impostos. Questionados pela imprensa, responsáveis do West Ham afirmaram apenas que o clube irá “cooperar com a administração fiscal no seu inquérito”.

O Chelsea, líder do campeonato inglês, confirmou também que foi também contactado no âmbito da investigação, mas que foi solicitada apenas “informação” ao clube londrino.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fisco britânico lança megaoperação antifraude no futebol

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião