Parlamento chumba comissão de avaliação ao endividamento público e externo

  • Lusa
  • 27 Abril 2017

A comissão eventual tinha sido apresentada pelo PCP para analisar as causas do endividamento do país, mas chumbou com os votos contra do PS e a abstenção do PSD e do CDS-PP.

A comissão eventual de “avaliação do endividamento público e externo” proposta pelo PCP foi hoje chumbada no parlamento com os votos contra do PS e a abstenção do PSD e do CDS-PP.

O BE, PEV e PAN votaram a favor da iniciativa do PCP de criar uma comissão parlamentar para “analisar as causas do endividamento do país, fazer o diagnóstico da situação atual, perspetivar a evolução futura e debater as soluções para a redução substancial dos encargos com a dívida pública e externa”.

“A comissão eventual delibera sobre as diligências a efetuar para prosseguir o seu objeto e elabora um relatório conclusivo dos seus trabalhos até ao final da terceira sessão legislativa da XIII Legislatura”, propunham no texto do projeto de deliberação.

Os deputados comunistas justificaram a iniciativa com o facto de a dívida pública portuguesa ter crescido exponencialmente desde o final do século passado de 50% do Produto Interno Bruto (PIB) até 133,4% (244 mil milhões de euros) no terceiro trimestre de 2016 e de o Estado português ter pagado 50 mil milhões de euros só em juros de 2011 a 2016.

No texto do projeto de deliberação, o PCP frisou ainda que a sua primeira proposta de renegociação da dívida tem seis anos, tendo sido apresentada em 05 de abril de 2011 e “chumbada” por PS, PSD e CDS-PP.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Parlamento chumba comissão de avaliação ao endividamento público e externo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião