Hoje nas notícias: câmaras, despejos e Bondalti
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
A ANMP critica o Governo por ter tomado, de forma isolada, a decisão de valorização salarial para a Função Pública. Com as novas regras previstas no pacote “Mais Habitação”, os despejos vão passar a ser mais simples e rápidos. A Bondalti admite investir em três fábricas de lítio verde. Conheça estas e outras notícias nas manchetes nacionais desta quarta-feira.
Aumentos salariais no Estado asfixiam finanças das câmaras
A Associação Nacional de Municípios de Portugueses (ANMP) critica o Governo por ter tomado, de forma isolada, a decisão da valorização salarial para a Função Pública sem “qualquer preocupação” com a autonomia do poder local. Rui Santos, vice-presidente desta associação, alega os aumentos de 2022 e 2023 resultam numa despesa crescente “de vários milhões de euros” para as autarquias, numa altura em que os orçamentos municipais já estão estrangulados com a subida dos custos, decorrente da inflação. “Os aumentos são justos e fazem sentido. O que solicitamos é previsibilidade”, atira.
Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)
Despejos vão passar a ser mais simples e rápidos já no final do ano
O pacote “Mais Habitação” introduz várias alterações às ordens de despejo, que vão passar a ser mais simples e rápidos. Com as novas regras, os inquilinos vão passar a ter 30 dias para desocupar as casas depois de proferida uma decisão favorável ao senhorio. Medidas deverão entrar em vigor ainda este ano.
Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)
Bondalti admite investir em três fábricas de lítio verde
A gigante do setor da química industrial do grupo José de Mello admite investir em três fábricas de lítio verde. Em entrevista ao Jornal de Negócios, o CEO da Bondalti revela que o investimento em cada fábrica “rondará os 400 milhões de euros”, sendo que a estratégia da empresa “passará por ter no mínimo duas fábricas até 2030 e, eventualmente, uma terceira já em pensamento ou em desenvolvimento nessa altura”.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)
Há mais proprietários a pagar AIMI
No ano passado, o número de contribuintes abrangidos pelo adicional do Imposto Municipal sobre Imóveis (AIMI) voltou a subir, totalizando 84.396 proprietários, o que representa o maior número desde que o imposto começou a ser aplicado, em 2017. Contudo, há menos imóveis abrangidos pelo imposto: em 2022, 551.291 prédios foram abrangidos, isto é, menos 3.132 face ao ano anterior. Desde que a medida entrou em vigor, o Fisco já arrecadou 886 milhões de euros, sendo que o valor mais alto foi cobrado logo no ano da implementação, com uma receita de 154 milhões de euros.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)
Câmara de Lisboa gasta seis milhões em limpeza para a JMJ
A Câmara Municipal de Lisboa gastou até seis milhões de euros para equipar os serviços de higiene urbana da cidade durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que decorre de 1 a 6 de agosto. “Durante as Jornadas vamos ter um acréscimo. Para dar uma ideia: Lisboa produz 900 toneladas de lixo por dia. Durante as Jornadas nós estimamos que isso possa aumentar em 30% a 50%”, afirmou Carlos Moedas, ao Jornal Económico. Ou seja, a capital poderá produzir até 1.350 toneladas de lixo por dia durante o evento religioso.
Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso livre)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: câmaras, despejos e Bondalti
{{ noCommentsLabel }}