Dona do Burger King em Portugal e Espanha quer entrar na bolsa em 2024

A Restaurant Brands Iberia, que detém os restaurantes Burger King em Portugal e Espanha, quer entrar na bolsa espanhola já no segundo semestre do próximo ano. 

A Restaurant Brands Iberia, que detém os restaurantes Burger King em Portugal e Espanha, prepara-se para entrar na bolsa espanhola já no segundo semestre do próximo ano.

“Impulsionaremos o plano para a entrada em bolsa do grupo no segundo semestre de 2024. O roteiro já está definido, ainda que não haja, para já, assessores contratados”, afirmou Gregorio Jiménez, presidente da Restaurant Brands Iberia, em declarações ao Expansión (acesso pago). A previsão do grupo de restauração é que comece a negociar na bolsa no final do próximo ano ou no início de 2025.

O grupo retoma, assim, o plano iniciado em 2019, altura em que chegou a contratar o Morgan Stanley e o Bank of America para abrir o capital. Contudo, o surgimento da pandemia em março de 2020 colocou essa ambição em suspenso. Gregorio Jiménez explica que o objetivo agora é duplicar o tamanho da empresa e atingir “uma faturação de cerca de 1.300 milhões de euros e um EBITDA [lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações] perto dos 250 milhões de euros no final do próximo ano”.

De acordo com o jornal, fontes do mercado apontam que estes números permitirão ao grupo de restauração almejar uma avaliação em bolsa de cerca de 2.400 milhões de euros, o que, a confirmar-se, significará quase dez vezes o EBITDA, e duplicar a avaliação da empresa quando a Cinven, empresa de private equity, entrou como acionista no Restaurant Brands Iberia.

“Embora ainda seja cedo para dar um número concreto, a intenção é levar mais de 50% do capital da empresa para a bolsa de valores”, adianta ainda o presidente do grupo, que detém 17% do capital da empresa, sendo o seu segundo maior acionista.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dona do Burger King em Portugal e Espanha quer entrar na bolsa em 2024

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião