Juros pesam mais de metade da prestação da casa pelo segundo mês consecutivo
Por conta da subida das taxas Euribor, os juros já pesam 53% da prestação da casa. Segundo o INE, a taxa do crédito à habitação subiu em junho para o valor mais elevado em 14 anos.
As contas são do Instituto Nacional de Estatística (INE): a prestação média mensal da casa fixou-se nos 361 euros em junho, sendo que 192 euros correspondem a juros e 169 euros a capital amortizado. Ou seja, pelo segundo mês seguido, as famílias estão a pagar mais em juros do que a amortizar o empréstimo ao banco, uma consequência da subida das taxas de juro no último ano e meio.
Contas feitas, por cada 100 euros amortizados no empréstimo da casa as famílias pagaram quase 114 euros em juros no mês passado. Significa que, em média, 53% da prestação dos créditos à habitação corresponde ao pagamento dos juros e apenas 47% à amortização do capital.
Segundo o INE, a taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação subiu 25 pontos base para 3,649%, o valor mais elevado desde abril de 2009. Nos contratos celebrados nos últimos três meses, a taxa de juro subiu de 3,882% para 4,132% no mês passado.
Nos contratos de financiamento de aquisição de habitação, o mais relevante no conjunto do crédito à habitação, a taxa de juro implícita registou uma subida de 24,8 pontos base face a maio, fixando-se nos 3,631% no mês passado. No que se refere aos contratos celebrados nos últimos três meses, a taxa de juro para este destino de financiamento fixou-se em 4,123%, 25,2 pontos base acima da taxa registada no mês anterior.
Em junho, o capital médio em dívida para a totalidade dos contratos subiu 127 euros em relação ao mês anterior, fixando-se nos 63.296 euros. Os contratos de empréstimo da casa fechados nos últimos três meses tinham um capital médio em dívida de 122.570 euros, menos 1.495 euros do que em maio.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Juros pesam mais de metade da prestação da casa pelo segundo mês consecutivo
{{ noCommentsLabel }}