Hoje nas notícias: Partidos, interior e banca
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
O alargamento a outros partidos da investigação de que é alvo o PSD, os números de novos residentes no interior devido aos programas de apoio e os bons resultados na banca são algumas das notícias nas manchetes nacionais desta sexta-feira.
Depois do PSD, Justiça vai investigar mais partidos na Assembleia da República
No seguimento da controversa investigação ao PSD ao alegado uso indevido de subvenções do Parlamento, as autoridades pretendem alargar o âmbito do caso aos assessores dos outros partidos da Assembleia da República (AR). O objetivo passa por perceber se estes realmente trabalham para os respetivos grupos parlamentares ou se não têm qualquer tipo de atividade na AR e trabalham antes apenas para os partidos, recebendo na mesma dinheiro do Parlamento.
Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago).
Licenciaturas com taxas de desemprego mais altas estão cheias
As 20 licenciaturas que contam com mais diplomados inscritos nos centros de emprego tiveram quase todas (ou mesmo todas) as vagas preenchidas no último concurso de acesso ao ensino superior. Em 13 destes cursos a ocupação de vagas foi mesmo de 100%. Há dez anos apenas três destes cursos preenchiam a totalidade das vagas.
Leia a notícia completa no Público (acesso pago).
Mais de sete mil pessoas beneficiaram de apoios para irem para o interior
No final de junho, eram 4.728 as pessoas (incluindo o agregado familiar) beneficiadas pelo programa Mobilidade Apoiada para Um Interior Sustentável, segundo Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho e Segurança Social. A estas juntam-se 2.876 pessoas que beneficiaram do programa Regressar, o qual visa facilitar o retorno de emigrantes, o que totaliza um total de 7.604 novos residentes em concelhos de baixa densidade populacional.
Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago).
Técnicos superiores no topo da carreira são menos de 1% do total
Menos de 1% dos técnicos superiores do Estado estão no topo da carreira, onde se encontram licenciados em direito, economia e engenharias. Só pouco mais de 580 destes profissionais (0,9% do total) recebem a remuneração máxima de 3.561 euros brutos por mês. Mais de metade dos 65 mil técnicos superiores está nas primeiras três posições.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).
Banca prepara-se para melhor semestre desde a crise financeira
Com uma rentabilidade superior a 10%, os bancos portugueses preparam-se para apresentar o melhor semestre em resultados desde a crise financeira de 2008. Os bons resultados são explicados por uma conjugação de fatores como a forte melhoria da margem financeira provocada pela subida da Euribor, a manutenção da receita de comissões e a manutenção da qualidade da carteira de crédito (que faz com que não haja necessidade de provisões adicionais para crédito) e uma estrutura de custos controlados, apesar da inflação.
Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: Partidos, interior e banca
{{ noCommentsLabel }}