Hoje nas notícias: juros, obras e ação social escolar
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
Com a escalada da Euribor, 75% do valor da prestação da casa são juros a pagar ao banco. Nesta terça-feira, os jornais contam também com notícias sobre a subida em 12% dos contratos de empreitadas de obras públicas de grande dimensão, assim como os valores da Ação Social Escolar (ASE) que quase não são atualizados desde 2014. Veja estas e outras notícias que marcam a atualidade nacional.
Com escalada da Euribor, 75% da prestação são juros pagos ao banco
O agravamento da prestação da casa dispara ainda mais para quem tem empréstimos associados à Euribor a 12 meses, prazo que apresenta o valor mais elevado e que tem revisões mais espaçadas. A subida das prestações acaba por ser muito mais expressiva e penalizadora: o valor pago em juros representa mais de três quartos da prestação, com apenas um quarto a corresponder ao pagamento do capital emprestado. Os contratos a rever em agosto e os novos empréstimos com esta taxa utilizarão a média mensal de 4,149% registada em julho — mais 142 pontos do que os 4,007% em junho) — que fica bem acima dos 0,992% verificados há um ano. Já as taxas a seis e a 12 meses dão sinais de estabilização.
Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)
Um terço das grandes obras contratadas são de escolas e casas
Os contratos de empreitadas de obras públicas de grande dimensão — superiores a sete milhões de euros — contratados no primeiro semestre deste ano subiram 12% em relação a igual período de 2022, o que se traduz em 305 milhões de euros, mais 273 milhões do que no primeiro semestre do ano passado. Ainda assim, menos de metade dos mais de 650 milhões de euros do que em período homólogo. Quase um terço dos 305 milhões de euros contratados destinou-se à construção de blocos de apartamentos e de edifícios escolares.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)
Valores da Ação Social Escolar são quase iguais desde 2014
Os valores da Ação Social Escolar (ASE) quase não são atualizados desde 2014. Os limiares de acesso aos apoios correspondem aos escalões do abono de família, indexado ao IAS (Indexante de Apoio Social) e, no próximo ano letivo, vão variar entre os 3102 euros de rendimentos anuais (limite para o escalão A) e os 6204,8 euros (máximo para o escalão B). Os diretores das escolas consideram os “valores muito exíguos” e alertam que excluem alunos carenciados. A antiga secretária de Estado da Educação, a agora deputada Alexandra Leitão, enviou uma questão ao Governo sobre se existe a intenção de os aumentar.
Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)
Quase metade dos fundos de capitalização de empresas ficou pelo caminho
Só oito dos fundos de investimento propostos para capitalizar empresas com 70% das verbas do Banco Português de Fomento (BPF) foram efetivamente constituídos dentro do prazo, que terminou segunda-feira. Apesar de terem inicialmente sido selecionados 14 candidatos, seis não conseguiram encontrar a tempo a componente privada exigida pelas regras do Programa Consolidar. Se nada mudar, estes fundos vão receber entre 200 e 250 milhões de euros da instituição liderada por Ana Carvalho e Celeste Hagatong.
Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)
Olaf com 67 suspeitas de fraude que envolvem 47 milhões
O Organismo Europeu de Luta Antifraude (Olaf) recebeu denúncias de 2.333 casos de irregularidades no âmbito dos fundos estruturais e da Política Agrícola Comum, que abrangem cerca de 164 milhões de euros em apoios comunitários. Destes casos reportados ao sistema de comunicações de irregularidades da organização, 67 casos envolvem suspeitas de fraude num total de 47 milhões de euros. Em alguns casos a fraude está comprovada já que a investigação já terminou.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: juros, obras e ação social escolar
{{ noCommentsLabel }}