Hoje nas notícias: pensionistas, SNS e Consolidar

  • ECO
  • 2 Agosto 2023

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Apesar da subida de 50 euros do valor de referência do Complemento Solidário para Idosos, cerca de 21 mil beneficiários perderam direito a este apoio. Nesta quarta-feira, os jornais contam também com notícias sobre o número recorde de médicos reformados a trabalhar no SNS para aliviar o problema da escassez, bem como a desistência da Draycott do Programa Consolidar, uma sociedade de capital de risco selecionada em setembro de 2022. Veja estas e outras notícias que marcam a atualidade nacional.

21 mil pensionistas perdem CSI com reavaliação de rendimentos

Apesar da subida de 50 euros, para 488,21 euros por mês, do valor de referência do Complemento Solidário para Idosos (CSI), o número de beneficiários desceu em maio cerca de 14%. Segundo a presidente do Instituto da Segurança Social, cerca de 21 mil beneficiários perderam direito ao CSI após uma reavaliação de rendimentos. Este complemento destina-se aos reformados com “recursos” anuais inferiores a 5.858,63 euros ou a 10.252,60 euros no caso de um casal.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Quase 500 médicos reformados trabalham no SNS

Em junho deste ano, 478 médicos reformados trabalhavam no Serviço Nacional de Saúde (SNS), um número recorde. A maior parte destes médicos desempenhava funções em centros de saúde e a tempo parcial, segundo dados do Ministério da Saúde. Este regime foi criado em 2010 e tem como objetivo ajudar a aliviar o problema da escassez de médicos no SNS.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Draycott desiste do Programa Consolidar

Há uma desistência nas operações aprovadas do Programa Consolidar. Segundo fonte oficial do Banco Português de Fomento, a Draycott, uma sociedade de capital de risco selecionada em setembro de 2022, acabou por desistir. A Draycott tinha um investimento do banco promocional aprovado de 50 milhões de euros e previa um investimento privado mínimo de 21,43 milhões.

Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso livre)

Operadores decidem fim da rede 3G livres de exigências da Anacom

A terceira geração da rede móvel, a 3G, vai ser descontinuada em Portugal já a partir de setembro por decisão dos operadores, mas a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) não vai impôr questões à iniciativa dos operadores. Ainda assim, o regulador diz estar a acompanhar todo o processo e que, por ser apenas uma alteração tecnológicia, não haverá exigências a impor.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso livre)

A guerra Marcelo-Costa hiberna, mas acorda antes de setembro acabar

Após a Jornada Mundial da Juventude, as férias e a visita a Ucrânia, será retomada a reunião do Conselho de Estado interrompida porque António Costa tinha de apanhar um avião para a Nova Zelância. O Presidente da República quer que o primeiro-ministro ouça os recados. No encontro espera-se que haja uma “pressão presencial” com um objetivo, a remodelação. Mas até à rentrée política, a ideia em Belém é a de que não vão existir “novas diligências” de Marcelo sobre a “situação política”, mas o Chefe de Estado não dispensará as críticas, nem mesmo na promulgação dos diplomas.

Leia a notícia completa no Observador (acesso condicionado)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: pensionistas, SNS e Consolidar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião