Chineses da TAP tornam-se maiores acionistas do Deutsche Bank

  • Rita Atalaia
  • 3 Maio 2017

A HNA Group aumentou a sua participação para perto de 10% no banco alemão. Um reforço que já tinha sido sinalizado no início do ano. O acionista chinês da TAP torna-se assim no maior acionista.

A HNA Group, o acionista chinês da TAP, tornou-se o maior acionista do Deutsche Bank. Elevou a participação para quase 10%, ultrapassando mesmo os norte-americanos da BlackRock. Este reforço de posição num dos maiores bancos alemães por parte da HNA acontece depois de o Deutsche Bank ter realizado um aumento de capital de oito mil milhões de euros e abandonado o plano de alienar o Postbank.

Foi em fevereiro que o conglomerado chinês HNA Group reportou uma participação de 3% no banco alemão. Mas, já na altura, o grupo disse que poderia aumentar ainda mais a posição no Deutsche Bank, apesar de querer continuar abaixo dos 10%. Agora aproximou-se dessa fasquia: aumentou para os 9,92%, de acordo com a Bloomberg.

Este aumento faz com que os chineses se tornem no maior acionista da instituição financeira germânica. O grupo fica mesmo à frente da BlackRock, que detém uma participação de 5,9% na instituição financeira. Um investimento que se junta aos 30 mil milhões que a HNA Group já gastou no ano passado em operações. No caso do Deutsche Bank, os direitos de voto do acionista chinês da TAP são formalmente detidos por um veículo criado pelo gestor de ativos austríaco C-Quadrat Investment.

Contactado pela Bloomberg, o porta-voz do Deutsche Bank não quis comentar. As ações do banco também não estão a reagir de forma expressiva às notícias, recuando 0,24% para 16,64 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Chineses da TAP tornam-se maiores acionistas do Deutsche Bank

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião