Pesados pesam negativamente nas vendas automóveis

  • ECO
  • 3 Maio 2017

O mês de Abril traz mais ligeiros à estrada. Mas os pesados de passageiros ficam pelo caminho, acusando um declínio de 37%, de acordo com os dados da Associação do Comércio Automóvel de Portugal.

O mercado automóvel acelera a fundo em Abril: as vendas subiram 17,9% em relação ao ano anterior e 6,2% desde o início do ano. Os ligeiros contribuem com um aumento de 18,2%, compensando o crescimento leve dos pesados, de apenas 0,9%.

São os ligeiros os motores desta evolução: os 20,4% de crescimento dos comerciais ligeiros ultrapassam os ligeiros de passageiros, que crescem 17,8%. Desde janeiro que o número de comerciais tem vindo a crescer 10,6%, enquanto que os ligeiros de passageiros se ficam pela metade, com 5,8%.

O grande vermelho está do lado dos pesados de passageiros, cujas vendas diminuíram 36,6% em relação ao período homólogo. Desde janeiro que estão em trajetória decrescente, com uma quebra de 10,9%, acompanhados pelos pesados de mercadorias, que venderam menos 0,3%.

Ou seja, nos primeiros quatro meses do ano, o número de pesados caiu 1,6%. Contudo, se compararmos a abril de 2016, os pesados de mercadorias salvam a categoria, pois aumentam 6%, e permitem assim o crescimento total de 0,9% já referido.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pesados pesam negativamente nas vendas automóveis

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião