Pequenos acionistas do Credit Suisse planeiam ação judicial contra aquisição do UBS
Os investidores de retalho que perderam dinheiro quando o Credit Suisse foi adquirido pelo UBS, em março, pretendem avançar com uma ação judicial para contestar o negócio.
A aquisição do Credit Suisse pelo UBS a 19 de março por 3 mil milhões de euros ainda faz correr tinta. A Associação Suíça de Proteção dos Investidores tenciona apresentar a queixa no Tribunal de Comércio de Zurique na segunda-feira, em nome de cerca de 500 pequenos investidores do Credit Suisse, segundo o Financial Times.
No centro das queixas dos pequenos investidores está o facto de o negócio ter sido orquestrada pelas autoridades suíças e negado aos acionistas de ambos os bancos um voto sobre o negócio.
Além disso, recordam que o montante pago pelo UBS foi menos de metade do valor de mercado do Credit Suisse no último dia de negociação antes de o negócio ser selado e uma fração do seu valor contabilístico.
Esta é a segunda ação coletiva de ex-acionistas do Credit Suisse contra o UBS, enquanto vários outros processos são movidos por detentores de obrigações que foram alvo de profundas perdas.
É ainda de notar que, na sexta-feira, o UBS decidiu cancelar um pacote de seguros garantido pelo Estado suíço que protegia o banco de cerca de 9,4 mil milhões de euros de potenciais perdas resultantes do resgate do Credit Suisse.
Com esta decisão, o UBS espera diminuir a pressão política sobre a fusão. Além disso, se alguma coisa correr mal no futuro, os clientes e credores do banco suíço sabem que o Estado continua a ser responsável.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Pequenos acionistas do Credit Suisse planeiam ação judicial contra aquisição do UBS
{{ noCommentsLabel }}