Cesar Alierta sai da Telefonica

  • Juliana Nogueira Santos
  • 4 Maio 2017

O antigo CEO da Telefonica sai definitivamente da operadora espanhola depois de 20 anos como membro da administração.

César Alierta, antigo CEO da Telefonica, irá sair definitivamente da operadora espanhola depois de 20 anos como membro da administração. A decisão está a ser avançada pela Bloomberg, que cita fontes próximas do processo.

Alierta não verá a sua posição renovada na próxima reunião de investidores, a acontecer ainda este ano. Com o chairman sai também da Telefonica Pablo Isla, presidente executivo da Inditex e Gonzalo Hinojosa, ex-presidente da Cortefiel. Ambos foram conselheiros independentes da Telefónica desde 2002 e mantiveram uma relação estreita com o próprio ex-presidente.

 

O conselho da Telefónica aprovou a nomeação por cooptação de Carmen García de Andrés, presidente da Fundação Tomillo, e Francisco José Riberas Mera, atual conselheiro delegado da Gestamp, como novos conselheiros independentes, avança o Cinco Días (acesso livre/ conteúdo livre). A família Riberas, principal acionista da Gestmap, figura entre as grandes fortunas espanholas.

A próxima assembleia geral servirá para reeleger como conselheiros do atual presidente, José María Álvarez-Pallete e Ignacio Moreno, representante do BBVA, cujos mandatos terminam este ano. O número de conselheiros diminuiu de 18 para 17, e mais de metade (53%) serão independentes. Entre estes, seis já foram nomeados na era Pallete.

César Alierta deixou o cargo de presidente executivo há cerca de um ano, tendo ocupado a posição durante 16 anos. Foi substituído por José Maria Alvarez-Pallete.

Após ter abandonado o cargo de CEO, Alierta continuou a receber, para além do seu salário, um rendimento anual de 500 mil euros pelo seu “compromisso especial” no desenvolvimento das relações institucionais da operadora espanhola.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cesar Alierta sai da Telefonica

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião