Elevada dívida leva Telefónica a cortar dividendo

A telecom mais endividada da Europa vai cortar na remuneração acionista para abater a dívida.

As ações da Telefónica afundavam mais de 4% depois de a administração da telecom mais endividada de Europeu ter anunciado que vai alterar a sua política de remuneração acionista para 2016 e 2017.

Enfrentando problemas sérios face à elevada dívida, a operadora espanhola decidiu cortar o dividendo deste ano em 25%, dos 75 cêntimos previstos inicialmente para 55 cêntimos. O pagamento será realizado em duas fases: 35 cêntimos em novembro e 20 cêntimos no segundo trimestre de 2017.

Para o exercício de 2017, a remuneração proposta situa-se nos 40 cêntimos por ação. Metade deste dividendo será pago no último trimestre de 2017, enquanto a outra metade será entregue as acionistas no segundo trimestre de 2018.

Ações da Telefónica corrigiram hoje em baixa após corte do dividendo

Fonte: Bloomberg (Valores em euros)
Fonte: Bloomberg (Valores em euros)

A empresa liderada por José María Álvarez Pallete sinalizou que o objetivo desta alteração na política de remuneração acionista passa por “fortalecer o balanço” da telecom espanhola e “acelerar a redução da dívida por via orgânica”, ao mesmo tempo que “remunerar de forma atrativa os acionistas, com uma rentabilidade consistente com o mercado e um payout sustentável”.

"[Queremos] fortalecer o balanço, acelerando a redução da dívida por via orgânica e remunerando de forma atrativa os acionistas, com uma rentabilidade consistente com o mercado e um payout sustentável.”

José Maria Álvarez Pallete

Presidente da Telefónica

A Telefónica registou um lucro de 2.225 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, menos 22% do que no mesmo período do ano passado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Elevada dívida leva Telefónica a cortar dividendo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião