Telefónica desiste do IPO da Telxius

  • Ana Luísa Alves
  • 30 Setembro 2016

Propostas dos investidores não foram suficientes. Telefonica procura alternativas para reduzir dívida.

A Telefonica, desistiu de vender em bolsa a Telxius, a unidade onde estão concentradas as infraestruturas da empresa. Os investidores pareciam não estar dispostos a pagar o preço que a principal empresa espanhola de telecomunicações pedia.

A Telecom definiu um intervalo de preço entre 12 e 15 euros por ação, mas a procura dos investidores não correspondeu ao objetivo da Telefonica. Assim a Oferta Pública de Aquisição (IPO) foi cancelado, uma decisão tomada entre a operadora e os bancos que estavam a gerir a operação. No entanto, a operadora espanhola ainda não desistiu de tentar encontrar uma “alternativa estratégica” para o negócio que estava agendado para 3 de outubro, refere a empresa em comunicado.

Com esta operação o grupo de telecomunicações espanhol tinha previsto arrecadar 1,5 milhões de euros, pondo em bolsa 40% da sua filial, o que permitiria à multinacional espanhola reduzir a sua dívida, de 52,6 mil milhões de euros. A Telxius é a empresa espanhola não financeira mais endividada.

A Telefonica avaliou a Telxius em 3,75 mil milhões de euros, contudo os investidores não concordam com esta avaliação que consideram excessiva, nomeadamente o cabo submarino de fibra ótica.

Agora, a operadora espanhola ou baixa o preço ou reduz a dimensão da percentagem que quer alienar em bolsa. Esta já não é a primeira vez que a Telefonica tem de rever em baixa o preço da operação. Em maio foram os reguladores europeus que forçaram esta revisão, ao bloquear a venda da O2, a unidade britânica de telemóveis por 10,25 mil milhões de libras (11,58 mil milhões de euros). Isso deixou a Telefonica nunca situação complicada já que pretendia reduzir o seu endividamento com os proveitos desta operação. O Plano B da operadora, vender parte da O2 numa oferta pública de aquisição, ficou em suspenso devido à desvalorização da libra, depois do resultado do referendo em junho, que ditou a saída do Reino Unido da União Europeia.

Com a Moddy a ameaçar cortar o rating da dívida da Telefonica, a multinacional espanhola estava a apostar as suas fichas na venda de parte da Telxius no IPO para obter liquidez e assim pagar parte da dívida de 52,6 mil milhões de euros e assim reduzir a pressão sobre o rating.

Editado por Mónica Silvares

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Telefónica desiste do IPO da Telxius

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião