Inflação na Alemanha abranda menos que o esperado em agosto
A inflação harmonizada na Alemanha abrandou de 6,5% para 6,4% em agosto, de acordo com a estimativa rápida, um recuo menor que o projetado pelos analistas.
A inflação na Alemanha abrandou ligeiramente em agosto, apesar de ainda ficar acima do previsto pelos analistas, de acordo com a estimativa rápida revelada esta quarta-feira. O índice harmonizado de preços no consumidor, indicador utilizado para comparação europeia, registou uma variação de 6,4% em agosto, o que compara com 6,5% em julho.
Apesar de ser uma desaceleração, foi menos expressiva que o esperado, sendo que os analistas consultados pela Reuters estimavam que a taxa de inflação anual harmonizada ia cair para os 6,3%. A inflação não harmonizada recuou de 6,2% para 6,1%.
Já a taxa de inflação subjacente da Alemanha, que exclui preços mais voláteis como os produtos alimentares e a energia, foi de 5,5% em agosto, inalterada em relação a julho. Os alimentos continuaram assim a subir acima da média, registando um aumento homólogo de 9,0%, enquanto os preços da energia subiram 8,3% face ao ano passado, quando tinham avançado medidas para controlar os aumentos.
Os dados da Alemanha, que é a maior economia da Zona Euro e tem tido um desempenho económico desanimador, surgem num momento em que o Banco Central Europeu está a avaliar a evolução da inflação para decidir se continua a subir os juros ou se faz uma pausa. Neste contexto, estarão também atentos aos dados de inflação da Zona Euro, que serão publicados esta quinta-feira.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Inflação na Alemanha abranda menos que o esperado em agosto
{{ noCommentsLabel }}