Governo abre 2.400 vagas para internato médico em 2024
O Governo fixou em 2.400 o número de vagas para ingresso na formação geral do internato médico no próximo ano, o mesmo definido para este.
O Governo fixou em 2.400 o número máximo de vagas para o ingresso na formação geral do internado médico em 2024, segundo um despacho publicado esta quinta-feira em Diário da República. É o mesmo face ao número de vagas permitidas este ano.
Esta decisão surge numa altura em que os médicos internos exigem ser integrados no primeiro grau da carreira médica, bem como uma justa valorização da remuneração salarial. Reivindicações que levaram os médicos desta especialidade a realizar, na semana passada, a primeira greve no país.
De notar que o internato médico corresponde a um processo da formação médica, teórica e prática, e que se desenvolve em duas fases distintas. Depois de acabarem o curso, os médicos são colocados no internato de formação geral (IFG) durante um ano e progridem para o internato de formação específica (IFE), cuja duração pode variar entre dois a quatro anos, tendo em vista “habilitar o médico ao exercício tecnicamente diferenciado numa determinada área de especialização, com a aquisição do correspondente grau de especialista”, adianta o Ministério da Saúde, em comunicado.
Em comunicado, o Ministério da Saúde realça ainda que a abertura destas 2.400 vagas “reforça a posição do Serviço Nacional de Saúde enquanto elemento central e estruturante da formação médica em Portugal“, bem como “renova o compromisso de valorização das diferentes profissões que todos os dias constroem o SNS”.
De acordo com o diploma publicado em Diário da República, este ingresso “faz-se através de procedimento concursal único, aberto pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), no terceiro trimestre de cada ano civil”, sendo que o mapa de vagas para ingresso na formação geral é fixado, anualmente, por despacho dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das Finanças, da Administração Pública e da Saúde.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo abre 2.400 vagas para internato médico em 2024
{{ noCommentsLabel }}