Juncker shall say this only once. “O inglês está a perder importância na Europa”

  • ECO
  • 5 Maio 2017

O presidente da Comissão Europeia acredita que, depois do Brexit, o francês vai ser mais utilizado nos eventos europeus do que o inglês.

Jean-Claude Juncker continua a criar tensão na relação com o Reino Unido. Depois de ter sido acusado por Theresa May de ter divulgado detalhes confidenciais da discussão do Brexit, com o objetivo de sabotar as próximas eleições legislativas britânicas, o presidente da Comissão Europeia vem agora questionar a importância da língua inglesa, numa alusão à saída do Reino Unido da União Europeia.

“Estou a hesitar entre o inglês e o francês. Mas fiz a minha escolha. Vou expressar-me em francês porque, lenta mas certamente, o inglês está a perder importância na Europa”. Juncker falava numa conferência em Florença sobre o estado da União Europeia, e arrancou aplausos quando fez a sua escolha. O presidente da Comissão Europeia justificou-se com as legislativas francesas: “Os franceses vão ter eleições no próximo domingo e quero que eles percebam o que estou a dizer sobre as nações”.

As declarações de Juncker surgem numa altura em que o Reino Unido está a negociar com as autoridades europeias a saída da União Europeia. Sobre esse assunto, o presidente da Comissão Europeia garante (em inglês) que o processo será transparente, mas deixa claro que são os britânicos que estão a “abandonar” a União Europeia.

“Não devíamos subestimar a importância da decisão tomada pelo povo britânico. Não é um evento pequeno. E, claro, vamos negociar com os nossos amigos britânicos com total transparência, mas não deve haver qualquer dúvida de que não é a União Europeia que está a abandonar o Reino Unido. É o contrário. Eles estão a abandonar a União Europeia. Essa é uma diferença que será sentida nos próximos anos”, sublinhou.

Recorde-se que o inglês, que tem substituído o francês como principal língua das instituições europeias, é língua oficial na Irlanda e em Malta, o que significa que continuará a ser usada nos eventos europeus após a saída do Reino Unido, em 2019.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Juncker shall say this only once. “O inglês está a perder importância na Europa”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião