Santander Totta financia-se em 850 milhões com obrigações cobertas
Banco de Pedro Castro e Almeida realizou uma operação de financiamento com obrigações cobertas no valor de 850 milhões de euros. Títulos têm o prazo de três anos e juro situou-se nos 3,75%.
O Santander Totta obteve um financiamento no valor 850 milhões de euros com a venda de obrigações cobertas a três anos, pelas quais vai uma taxa de juro de 3,75%.
Pouco depois das 12h00, a procura por estes títulos de dívida garantidos por um conjunto de ativos (normalmente créditos hipotecários) superava já os 1,25 mil milhões de euros, incluindo 115 milhões dos bancos que organizam a operação, de acordo com o site de informação financeira IFR (acesso pago, conteúdo em inglês).
O banco liderado por Pedro Castro e Almeida vai pagar aos investidores a taxa de midswap do euro no prazo de três anos, que foi fixada nos 3,43% esta segunda-feira, acrescida de um prémio de cerca de 30 pontos base, o que atirou a taxa de juro da operação para 3,75%.
Não é a primeira vez que o Santander Totta realiza uma operação deste género este ano. Em abril, o banco financiou-se em 750 milhões de euros junto de investidores institucionais com obrigações cobertas com a maturidade a cinco anos e uma taxa de juro de 3,375%.
Este tipo de operações tem como objetivo a diversificação de fontes de financiamento, numa altura em que os bancos estão a ser pressionados com o aumento dos custos de funding no mercado devido à subida das taxas de juro do Banco Central Europeu (BCE).
O Santander Totta registou lucros de 334 milhões de euros no primeiro semestre do ano, uma subida de 38% em relação ao mesmo período do ano anterior.
(Notícia atualizada às 15h25 com taxa de juro final)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Santander Totta financia-se em 850 milhões com obrigações cobertas
{{ noCommentsLabel }}