Infografia: Ponto a ponto, as propostas do Presidente Macron

Inexperiente na política, Emmanuel Macron conseguiu ainda assim vencer as eleições francesas, batendo a candidata da extrema-direita. Conheça agora as principais propostas do novo Presidente.

Depois de conquistar 24% do eleitorado francês na primeira volta, Emmanuel Macron foi eleito Presidente da República de França este domingo. Inexperiente na política, o fundador do movimento “En Marche!” concorreu frente a frente com a candidata da extrema-direita, Marine Le Pen, somando mais de 65% do eleitorado, de acordo com as principais sondagens.

Ao contrário de Le Pen, Macron sempre foi visto como o candidato pela globalização, defendendo um país de fronteiras abertas. Para controlar a imigração, defendeu um aumento da despesa em defesa e segurança e tenciona contratar mais agentes. Quer ainda manter a França na União Europeia, depois de muita tinta correr acerca da possibilidade de o país seguir as passadas do Reino Unido e abandonar o clube dos 28.

Em termos económicos, Macron é por uma meta do défice nos 3%. Defende também mais flexibilidade para as empresas ao nível da contratação e entende como positivo baixar os impostos sobre os rendimentos dos trabalhadores e das empresas. O recém-eleito Presidente deverá também manter o atual sistema de pensões, que permite que homens se reformem aos 60 e mulheres aos 52 — mas quer torná-lo mais igual entre setores público e privado.

Por fim, durante a campanha, Emmanuel Macron opôs-se às medidas mas polémicas do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Este foi outro dos assuntos que separou o líder do “En Marche!” da líder da “Frente Nacional”. Marine Le Pen, no entanto, foi colada ao polémico magnata norte-americano, ao defender que Trump na Casa Branca é a hipótese mais favorável para a França. Além disso, Macron é a favor das sanções à Rússia, mas com algumas reservas.

Infografia por Raquel Sá Martins
Fonte: BloombergInfografia por Raquel Sá Martins

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Infografia: Ponto a ponto, as propostas do Presidente Macron

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião