10 textos para compreender as eleições francesas

  • ECO
  • 7 Maio 2017

Uma dezena de trabalhos para entender em que contexto se realizam as eleições deste domingo. No que acreditam os candidatos, o que pensa quem os apoia e os efeitos que os resultados terão na economia.

Cerca de 47 milhões de franceses são chamados às urnas este domingo. No boletim de voto estão os nomes de Emmanuel Macron e de Marine Le Pen. Recorde aqui dez textos que publicámos ao longo das últimas semanas, e que permitem compreender o contexto em que se realiza a segunda volta das eleições francesas este domingo.

Quem defende o quê? Perceber as ideias e intenções de Macron e Le Pen é meio caminho andado para entender que está em causa neste sufrágio.

A perspetiva portuguesa. Já este domingo publicámos um texto onde mostramos o que dizem alguns portugueses a viver em França.

O resumo do último debate. O frente a frente de sexta-feira foi pejado de ataques e críticas mútuas. Terá feito Macron avançar mais três pontos nas intenções de voto.

Como se preparam os candidatos. Neste trabalho, fomos perceber como se prepararam os candidatos para o confronto televisivo. Apesar de já ter acontecido, o texto permite conhecer melhor a diferente personalidade de ambos.

O plano de Le Pen para ganhar. Apesar de estar atrás na sondagens, Marine Le Pen adaptou o discurso para conquistar tanto o eleitorado da esquerda como o da direita.

O apelo dos empresários portugueses. O ECO teve acesso a uma nota dos Conselheiros do Comércio Externo de França em Portugal, onde os empresários apelam ao voto em Macron.

A confiança na vitória. Tanto os apoiantes de Emmanuel Macron como os de Marine Le Pen estão confiantes de que quem os representa vai ganhar este domingo.

O que interessa aos eleitores? Fala-se em Frexit, ou da saída de França da União Europeia. A maioria dos eleitores, muitos até provavelmente apoiantes de Le Pen, não querem nem pensar nisso. O que querem, então?

Sondagens são de fiar? Donald Trump, nos Estados Unidos, deu a lição de que nem sempre as sondagens são bons indicadores. Como será desta vez?

Le Pen e o euro abaixo da paridade. Analistas estimam que uma vitória da líder da extrema-direita possa levar o euro para mínimos. Ootimismoo em torno da vitória de Macron tem, por agora, puxado pela moeda única.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

10 textos para compreender as eleições francesas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião