5 coisas que precisa saber antes de abrirem os mercados

Os investidores têm uma agenda preenchida. Desde o relatório do BdP sobre a concessão de crédito, aos dados sobre o setor industrial da Alemanha, passando pelos discursos de responsáveis da Fed.

Por cá, o setor bancário estará em foco. Se, por um lado, o Banco de Portugal revela os números para a concessão de crédito pelos bancos às empresas e às famílias, por outro, a Associação Mutualista Montepio Geral delibera a passagem a sociedade anónima do banco Montepio. Lá fora, os investidores vão estar atentos ao que a Reserva Federal dos EUA tem a dizer sobre a economia e a política monetária, assim como à evolução do mercado petrolífero, numa altura em que as cotações da matéria-prima estão abaixo dos 50 dólares.

Como vai o malparado?

Vão ser reveladas as estatísticas de instituições financeiras monetárias, referentes aos três primeiros meses do ano. Com estes dados, que serão apresentados pelo Banco de Portugal, será conhecida a evolução da concessão de crédito pelos bancos às empresas e às famílias. Ao mesmo tempo também será divulgada a evolução do malparado nesse período. A entidade liderada por Carlos Costa divulga ainda na sua base de estatísticas o relatório da Central Responsabilidade Crédito, onde será possível saber quantas famílias estavam em incumprimento com os créditos no final de março.

Montepio decide passagem a sociedade anónima

É hoje que os associados da Associação Mutualista Montepio Geral decidem sobre a passagem do banco Montepio a sociedade anónima. Na prática, quem detém unidades de participação passará a ter em carteira ações do banco liderado por Félix Morgado, caso esta mudança seja aprovada. Esta alteração já teve luz verde na assembleia-geral do banco, assim como os novos estatutos, e falta agora a ratificação dos associados da casa-mãe para concluir o processo.

Indústria deve continuar a dar força à Alemanha

A produção industrial alemã tem dado sinais de recuperação, com o mês de fevereiro a registar um aumento de 2,2%. Mas esta recuperação não se deve manter. No dia em que o banco central da Alemanha vai divulgar os dados sobre o setor, os analistas não estão muito otimistas. Segundo a Bloomberg, a produção industrial deve ter abrandado. Uma queda provocada pelo recuo da construção. O indicador deve ter crescido apenas 0,8%.

O que vais fazer a seguir, Fed?

Os responsáveis da Reserva Federal dos EUA deixaram a ideia no mercado de que deveriam proceder a mais duas subidas das taxas até final do ano. Isto depois de o banco central ter aumentado os juros em março. Mas os investidores ainda têm dúvidas. Vão, por isso, estar atentos aos próximos eventos, que podem vir a dar mais pistas sobre os próximos passos a dar na política monetária. Nesse sentido, o foco vira-se hoje para os discursos do presidente do banco da Fed de Boston, Eric Rosengren, e para o presidente do banco da Fed de Dallas, Robert Kaplan.

Petróleo abaixo dos 50 dólares… e pode descer mais

A perspetiva de que a OPEP vai prolongar o corte de produção até ao final do ano, ou mesmo além disso, está a puxar pelos preços do petróleo nos mercados internacionais. Apesar da ligeira recuperação, as cotações continuam abaixo dos 50 dólares. E podem descer mais depois de o Departamento de Energia dos EUA divulgar o outlook para o setor. Se a entidade revelar que a produção continuará a crescer nos EUA, os preços podem regressar às quedas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que precisa saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião