IA e mundo globalizado discutidos no Congresso dos Notários
O IV Congresso Internacional do Notariado Português, sob o tema "Direitos dos Cidadãos num Mundo Globalizado e Digital", terá lugar nos dias 29 e 30 de setembro, no Centro de Congressos de Aveiro.
Que impacto terão as novas tecnologias, designadamente a inteligência artificial, nos serviços públicos prestados pelos notários à população e às empresas? Que medidas poderão reforçar a segurança jurídica nos negócios eletrónicos presenciais e à distância? Numa sociedade globalizada e digital, qual o papel do notário na proteção dos mais vulneráveis?
Estas e outras questões serão levadas ao IV Congresso Internacional do Notariado Português, sob o tema “Direitos dos Cidadãos num Mundo Globalizado e Digital”, que terá lugar nos dias 29 e 30 de setembro, no Centro de Congressos de Aveiro, e contará com a presença das Ministras da Justiça de Portugal e de Cabo Verde, Catarina Sarmento e Castro e Joana Rosa Amado, Francisca Van Dunem, Ex-Ministra da Justiça, Jorge Batista da Silva, Bastonário da Ordem do Notários, Tito Mba Ada, Embaixador da CPLP em Portugal.
O IV Congresso Internacional do Notariado Português terá como keynote speaker Afonso Patrão, Juiz Conselheiro no Tribunal Constitucional, cuja intervenção será dedicada ao Certificado Sucessório Europeu – O impacto da transnacionalidade num mundo globalizado.
Este evento terá ainda duas mesas redondas, onde serão apresentados e debatidos temas como “A Circulação de documentos e os direitos dos cidadãos” e “A proteção de vulneráveis num mundo digital e globalizado”.
Segundo Jorge Batista da Silva, Bastonário da Ordem dos Notários, “O IV Congresso Internacional do Notariado Português, que terá como tema central os Direitos dos Cidadãos num Mundo Globalizado e Digital, é um convite à reflexão conjunta sobre os desafios que se colocam ao notariado. Este encontro constitui uma excelente oportunidade para, através da partilha de conhecimentos e de experiências, reforçarmos a cooperação com os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e Ibero americanos e, simultaneamente, o relacionamento com a União Europeia através da harmonização dos procedimentos nas relações jurídicas transfronteiriças.”
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
IA e mundo globalizado discutidos no Congresso dos Notários
{{ noCommentsLabel }}