Estado recupera verba injetada no BPP mas perde parte dos juros
Vão ficar por cobrar parte dos 160 milhões em juros porque “os ativos dados em garantia não são suficientes para o pagamento integral dos mesmos”, segundo o presidente da Comissão Liquidatária do BPP.
Até março deste ano, o Estado já recuperou quase 408 milhões de euros da garantia 450 milhões do Banco Privado Português (BPP). O remanescente deverá ser saldado ainda este ano, avança o Expresso (acesso pago). A recuperação integral da verba é conseguida ao ficar com as coleções de obras de arte contemporâneas do BPP e da Ellipse, na sequência de um acordo com a Comissão Liquidatária do BPP.
No entanto, vão ficar por cobrar parte dos 160 milhões de euros em juros porque “os ativos dados em garantia não são suficientes para o pagamento integral dos mesmos”, explicou o presidente da Comissão Liquidatário do BPP, Manuel Mendes Paulo, ao semanário. “A parte dos juros não paga é depois considerada como crédito subordinado e para esta classe de credor não deverá haver dinheiro”, acrescenta.
Aos restantes credores do BPP estão por pagar 944 milhões de euros a clientes, ao Fundo de Garantia de Depósitos (FGD) e ao Sistema de Indemnização aos Investidores (SII), entre outros. Nas contas apresentadas ao Tribunal do Comércio relativas a março deste ano, o valor do ativo líquido é de 230 milhões e o passivo de 1,27 mil milhões. Ou seja, a situação líquida é negativa em 1,04 mil milhões, portanto não deverá haver dinheiro para pagar na totalidade aos credores.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Estado recupera verba injetada no BPP mas perde parte dos juros
{{ noCommentsLabel }}