164 mil funcionários públicos vão ter aumento de 6,84% em 2024
Cerca de 22% dos trabalhadores da Função Pública estão na base remuneratória, o que significa que terão aumentos de 6,8% em janeiro. Demais salários terão aumentos que no mínimo serão de 3%.
Mais de um quinto dos trabalhadores da Administração Pública vão ter aumentos salariais de 6,84% no próximo ano, indicou esta sexta-feira fonte oficial do Ministério da Presidência. Em causa estão os 164 mil funcionários públicos que estão na base remuneratória e que, portanto, recebem hoje 769,2 euros. A partir de janeiro, passarão a ganhar cerca 821 euros.
Ainda com o salário mínimo nacional por fechar, o Governo voltou esta sexta-feira às negociações com os sindicatos da Administração Pública, tendo confirmado que em 2024 a base remuneratória do Estado vai crescer 6,84% para os tais 821 euros e que os ordenados nas posições seguintes vão crescer cerca de 52 euros.
Para os salários mais elevados, o Governo trouxe, porém, uma novidade: afinal, os vencimentos acima de 1.807 euros vão ter direito a um aumento de 3%, e não de 2% conforme anunciado inicialmente.
Questionado sobre quantos trabalhadores serão abrangidos por cada um destes aumentos, o Governo adiantou que 22% dos funcionários estão na base remuneratória e, portanto, terão o tal aumento de 6,84% em janeiro.
Ora, em junho, a Direção-Geral da Administração e do Emprego Pública (DGAEP) dava conta de que existem 745.707 postos de trabalho na Administração Pública, o que significa que serão 164 mil os trabalhadores a receber o referido aumento no próximo ano.
Para já, o Governo não revela o impacto orçamental destes reforços remuneratórios, atirando esses números para a proposta de Orçamento do Estado para 2024, que dará entrada a 10 de outubro no Parlamento.
Por outro lado, os sindicatos já solicitaram reuniões suplementares. O encontro deverá acontecer, no entanto, já depois de 10 de outubro, de acordo com a ministra da Presidência, Inês Ramires.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
164 mil funcionários públicos vão ter aumento de 6,84% em 2024
{{ noCommentsLabel }}