Impostos estão a travar aumentos dos salários? Ouça o podcast “Trinta e oito vírgula quatro”
Estamos a viver mais, mas também a trabalhar durante mais tempo. Os portugueses trabalham em média 38,4 anos, valor que dá título ao podcast do ECO sobre o que está a moldar o mercado de trabalho.
O Governo diz que é importante aumentar os salários dos trabalhadores portugueses, mas os reforços remuneratórios promovidos pelos empregadores ficam, nas palavras da Confederação Empresarial de Portugal, “retidos numa espécie de rede“, que são os impostos e as contribuições sociais. Afinal, o enquadramento fiscal está, então, a travar os salários?
Neste episódio do podcast “Trinta e oito vírgula quatro“, os professores João César das Neves e Luís Valadares Tavares — que acabam de lançar o livro “Portugal: porquê o país do salário abaixo dos mil euros” — juntam-se ao “Trinta e oito vírgula quatro” para analisar esta questão, deixando uma visão crítica do que tem sido feito numa tentativa de melhorar esse cenário. Ouça o episódio no leitor acima ou aqui.
“O enquadramento fiscal é decisivo nos salários em Portugal. Temos um Estado muito pesado, que, depois, nem fornece o que devia. E isso sente-se nas empresas”, sublinha João César das Neves, professores catedrático de Economia da Universidade Católica Portuguesa.
“Não temos uma política fiscal adaptada ao objetivo de aumento salarial por parte das empresas“, salienta, na mesma linha, Luís Valadares Tavares, professor catedrático emérito do Instituto Superior Técnico de Sistemas e Gestão e professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade Lusíada.
Nesta conversa, os especialistas debruçam-se ainda sobre o acordo de rendimentos celebrado em Concertação Social, sobre o papel da lei laboral (e da sua “extrema rigidez”) na trajetória dos salários e sobre a produtividade.
Por fim, deixam umas notas sobre o futuro dos salários em Portugal, dizendo que, se nada mudar de significativo, o futuro poderá não ser risonho.
O “Trinta e oito vírgula quatro” é um podcast de entrevistas quinzenais sobre as tendências que estão a fazer mexer o mercado de trabalho.
Estamos a viver mais, mas, à boleia, também estamos a trabalhar durante mais tempo. Numa década, a duração média estimada da vida de trabalho dos portugueses cresceu dois anos para 38,4. É esse o valor que dá título a este podcast e torna obrigatória a pergunta: afinal, se empenhamos tanto do nosso tempo a trabalhar, como podemos fazê-lo melhor?
Neste mês de outubro, vamos explorar essa questão do ponto de vista dos salários.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Impostos estão a travar aumentos dos salários? Ouça o podcast “Trinta e oito vírgula quatro”
{{ noCommentsLabel }}