Rita Sá Machado é a nova diretora-geral da Saúde
A médica e até agora Conselheira da Organização Mundial de Saúde na área da saúde e migrações vai substituir Graça Freitas na liderança da DGS. Assume funções a 1 de novembro por um período de 5 anos.
Rita Sá Machado foi nomeada para diretora-geral da Saúde, anunciou esta terça-feira o Ministério da Saúde. A médica, e até agora Conselheira da Organização Mundial de Saúde (OMS) na área da saúde e migrações, vai substituir Graça Freitas a partir de 1 de novembro.
“O Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, nomeou a médica Rita Sá Machado como diretora-geral da Saúde, com efeitos a partir de dia 1 de novembro de 2023 e por um período de cinco anos”, revela a tutela, em comunicado divulgado ao final da tarde desta terça-feira.
Recorde-se que no final do ano passado foi conhecido que Graça Freitas, uma das caras mais marcantes do período da pandemia de Covid-19, tinha a intenção de deixar a liderança da DGS. Desta forma, não foi renovado o mandato, que terminou a 31 de dezembro.
No entanto, só seis meses depois – e após a demissão do sub-diretor geral da Saúde — a CReSAP, a pedido do Governo, abriu o respetivo concurso para escolher o próximo líder da DGS. Contudo, o concurso falhou por não ter sido possível encontrar “três candidatos aptos a integrar a shortlist a apresentar ao membro do Governo”, o que levou à repetição do mesmo, segundo revelou, na altura, fonte oficial da CReSAP, ao ECO.
Rita Sá Machado é médica de saúde pública e foi chefe de divisão de Epidemiologia e Estatística da DGS, até setembro de 2020. Atualmente desempenhava funções em Genebra como conselheira da OMS na área da Saúde e Migrações. Antes disso, foi Conselheira de Migração e Assuntos Humanitários no Ministério dos Negócios Estrangeiros, Missão Permanente em Portugal.
“Rita Sá Machado terminou o mestrado integrado em Medicina pela Nova Medical School e é mestre em Saúde Pública pela London School of Hygiene and Tropical Medicine. Com formação em Medicina em Viagem e Populações Móveis, pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, é também pós-graduada em Gestão na Saúde pela Católica Porto Business School, e pós-graduada em Educação Médica pela Harvard Medical School”, acrescenta a tutela liderada por Manuel Pizarro.
A nova diretora-geral da Saúde trabalhou ainda para o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, para a Administração Regional de Saúde do Norte e para a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, nomeadamente no agrupamento de centros de Saúde Almada Seixal.
Na sequência da aposentação de Graça Freitas, no início de agosto, André Peralta Santos, que era subdiretor-geral da Saúde na sequência da demissão de Rui Portugal, tinha sido escolhido para liderar a DGS em regime de substituição. “Será também aberto um novo concurso para o cargo de subdiretor-geral da Saúde, lugar que continuará a ser exercido, em regime de substituição, por André Peralta Santos”, revela ainda o Ministério da Saúde.
A tutela liderada por Manuel Pizarro aproveita ainda para “os maiores sucessos à nova diretora-geral da Saúde”, bem como para “renovar o agradecimento à anterior diretora, Graça Freitas, pela dedicação e qualidade do trabalho desenvolvido nos vários anos dedicados à instituição e à causa pública”, remata.
(Notícia atualizada pela última vez às 18h42)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Rita Sá Machado é a nova diretora-geral da Saúde
{{ noCommentsLabel }}