Mau tempo causa “mais de 200 ocorrências” em Lisboa. Não há desalojados

Autarca diz que houve "mais de 200 ocorrências" na capital, mas realça a que capacidade de resposta foi positiva, não havendo registo de "nenhuma situação de relevo". "Pico foi ultrapassado."

O mau tempo provocou “mais de 200 ocorrências” em Lisboa, tendo-se registado algumas quedas de árvores e condicionamentos em estradas, mas não há registo de desalojados, adiantou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML). Carlos Moedas realçou ainda que o “pico” de chuva e vento para esta quinta-feira já passou e antecipa uma melhoria do tempo.

“Conseguimos ter uma prepararão diferente das outras vezes”, afirmou o autarca lisboeta, em declarações transmitidas pelas televisões, calculando que houve “mais de 200 ocorrências” na capital, mas “não houve nenhuma situação de relevo”. Além disso, também se registaram desalojados.

A tempestade “Aline” provocou inundações, quedas de árvores, condicionamentos no Metro e levou a que alguns acessos fossem cortados. “Temos a estrada da pimenteira cortada”, e a rua cidade do Porto, perto do aeroporto, também “está condicionada”. Já a segunda circular esteve cortada perto da rotunda do relógio, mas “já está funcional”, adiantou o autarca social-democrata.

“Penso que o pico da chuva e do vento já foi ultrapassado para hoje”, dado que as previsões apontavam para que ocorresse entre as 12h30 e as 14h30 e para amanhã é esperada uma “melhoria” do tempo, completou.

Carlos Moedas realçou o facto de “a capacidade de reação ser muito rápida”, referindo que as “lições” aprendidas na sequência das cheias de dezembro do ano passado evitaram males maiores. Neste contexto, o autarca elogiou a “coordenação entre todos os serviços“, desde bombeiros, polícia municipal, proteção civil até funcionários do município. Assim como a colaboração dos presidentes das juntas de freguesia e o trabalho executado pelos serviços da autarquia no saneamento e limpeza das sarjetas.

“Obviamente que em eventos mais extremos temos sempre problemas, porque a solução são os túneis de drenagem que estamos a fazer”, admitiu, acrescentando que “até lá é continuar a fazer esta preparação”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mau tempo causa “mais de 200 ocorrências” em Lisboa. Não há desalojados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião