5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

O dia vai ficar marcado pelos resultados da oferta pública de venda de ações da TAP aos trabalhadores. Há ainda reavaliação de ratings e dados económicos da Alemanha e Estados Unidos.

O dia ficará marcado pelos resultados da oferta pública de venda da TAP, bem como por indicadores económicos relativos à Alemanha e Estados Unidos. A Baker Hughes divulga o relatório semanal do número de poços de petróleo em exploração e há também atualização dos ratings da dívida grega e irlandesa, bem como do Fundo Europeu de Estabilização Financeira.

Resultado da OPV aos trabalhadores da TAP

Esta sexta-feira é o dia em que serão conhecidos os resultados da oferta pública e venda de 75.000 ações da TAP aos trabalhadores da empresa com vínculo superior a três anos. Trata-se de 5% do capital da companhia aérea, que esteve à venda por 10,38 euros cada ação, um desconto de 55 cêntimos face ao preço da privatização. A medida assenta num compromisso que integra o memorando de entendimento entre o Estado e o consórcio de David Neeleman. O capital que não foi vendido será incorporado pela Atlantic Gateway.

Crescimento económico da Alemanha

A Alemanha vai revelar o crescimento económico registado no primeiro trimestre deste ano. Estima-se que o PIB alemão tenha avançado 0,6% entre janeiro e março, comparativamente com os 0,4% de crescimento registados pela maior economia da Europa no trimestre anterior. Um crescimento mais expressivo será positivo para a criação de riqueza em toda a Zona Euro.

Número de poços de petróleo em exploração

A Baker Hughes divulga esta sexta-feira o relatório semanal sobre o número de poços de petróleo em exploração nos Estados Unidos. É um dado relevante que pode fazer mexer o preço da matéria-prima. Ganha ainda relevância após duas sessões de forte valorização da matéria-prima com os indicadores de maior consumo nos Estados Unidos, e da informação de que o aumento de produção por parte do país minou o acordo de corte da produção alcançado pela OPEP no ano passado.

Dados económicos dos Estados Unidos

Os investidores podem contar esta sexta-feira como a divulgação de diversos indicadores económicos relativos à maior economia do mundo. Entre eles estão as vendas a retalho e o índice de preço no consumidor (inflação) para o mês de abril. Relativo ao mês de maio, será também divulgado o índice de sentimento do consumidor, elaborado pela Reuters e pela Universidade do Michigan.

Atualização de ratings

A Moody’s vai esta sexta-feira reavaliar o rating da dívida pública irlandesa, enquanto a DBRS o vai fazer para a dívida pública da Grécia. A par disso, a Standard & Poor’s atualiza o rating do Fundo Europeu de Estabilização Financeira, o fundo financeiro criado pela União Europeia em maio de 2010 para prestar assistência financeira aos Estados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião