Euronext avalia permanência do Montepio no PSI-20

  • ECO
  • 12 Maio 2017

Gestora da bolsa portuguesa estuda continuidade do Montepio após a transformação da caixa económica em sociedade anónima converter as unidades de participação do fundo em ações.

A Euronext está a avaliar a permanência do Montepio no PSI-20, o principal índice português, na sequência da passagem de caixa económica para sociedade anónima transformar as unidades de participação com que atualmente cota em bolsa em ações.

“Relativamente ao PSI-20, a situação está a ser acompanhada pelo comité do PSI. Se alguma alteração tiver de ocorrer face à situação presente, comunicaremos de imediato”, disse o gabinete de imprensa da Euronext Lisbon questionado pelo Jornal de Negócios (acesso pago) acerca do futuro do Montepio no índice de referência nacional.

O fundo do Montepio foi promovido à principal montra do mercado português em 2016. Agora, com a transformação da caixa económica em sociedade anónima, as unidades de participação do fundo são convertidas em ações da nova sociedade, que passará a ser controlada em quase 95% pelo principal acionista, a Associação Mutualista Montepio Geral.

Ou seja, pouco mais de 5% ficará disperso por outros investidores, o que colocará o Montepio numa situação de incumprimento em relação a um dos requisitos do Euronext para figurar no PSI-20: ter mais de 15% dispersos em bolsa.

A mutualista liderada por António Tomás Correia diz que essa análise cabe à gestora a bolsa, não adiantando mais comentários.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Euronext avalia permanência do Montepio no PSI-20

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião