Se serve para o Papa, serve para todos. PSD quer voos civis na base de Monte Real
O Papa Francisco vai aterrar na base aérea de Monte Real antes de seguir para Fátima. E isso, defende o PSD, é prova de que a base tem condições para receber aviões comerciais.
O PSD quer que a base aérea n.º 5 da Força Aérea, em Monte Real, Leiria, seja adaptada para poder operar voos civis. A prova de que isso é possível é o facto de o Papa Francisco aterrar lá esta tarde, argumenta o grupo parlamentar social-democrata.
No projeto de resolução que entregou à Assembleia da República, o PSD começa por referir que “a criação de um aeroporto na região Centro, a única região plano do país sem uma infraestrutura aeroportuária que permita voos civis, tem sido defendida desde o final do século passado, por várias entidades”.
Para os autores da proposta, “toda a região centro ganharia com este projeto” e “a sua existência contribuiria para o aumento da competitividade do país e para o aumento da riqueza criada”. A base aérea, acredita o PSD, poderia mesmo “servir de alternativa ao aeroporto de Lisboa, funcionado como “um aeroporto aberto a voos de baixo custo“.
A dar força à ideia está a visita do Papa Francisco, que estará em Fátima esta sexta-feira e no sábado. “A recente opção do Papa Francisco, que irá aterrar na Base Aérea de Monte Real, para a sua deslocação ao Santuário de Fátima, constitui mais uma prova da importância estratégica da abertura desta base aérea à aviação civil”, argumenta o PSD.
Por outro lado, “não têm sido levantados quaisquer obstáculos” a nível ambiental, “as acessibilidades rodoviárias na região são boas” e a base aérea “reúne condições para permitir que aviões comerciais de tamanho normal aterrem neste local”.
“Este aeroporto está praticamente todo construído, pelo que deve ser aproveitado”, salienta a proposta. O grupo parlamentar do PSD recomenda, por isso, que o Governo “desenvolva as ações necessárias para que a Base Aérea de Monte Real possa ser transformada num aeroporto que permita os voos civis”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Se serve para o Papa, serve para todos. PSD quer voos civis na base de Monte Real
{{ noCommentsLabel }}