Montepio: Ministro do Trabalho ouvido no Parlamento a 17 de maio

  • Cristina Oliveira da Silva
  • 12 Maio 2017

Governante é ouvido sobre a possibilidade de a Santa Casa entrar no capital do Montepio e sobre a situação da Associação Mutualista.

O ministro do Trabalho vai ao Parlamento no dia 17 de maio para falar sobre a possibilidade de a Santa Casa da Misericórdia entrar no capital do Montepio. Será ainda debatida a situação da Associação Mutualista, avança a informação publicada no site da Assembleia da República.

Em causa estão dois requerimentos: um do CDS, outro do Bloco de Esquerda. Os centristas querem esclarecimentos do governante sobre a hipótese de a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) entrar no capital do Montepio Geral. Já o requerimento dos bloquistas incide sobre a situação na Associação Mutualista Montepio Geral.

A Santa Casa já afirmou, em comunicado enviado no início de abril, que “não entra em aventuras”, reiterando aquelas que tinham sido palavras recentes do Provedor acerca do Montepio. Porém, mais tarde Santana Lopes veio dizer que “o Montepio não será necessariamente o caso”.

Já esta semana, o Público noticiou que poderá vir a ser criada uma sociedade veículo, participada pelas Santas Casas de Lisboa e do Porto e por uma entidade não bancária.

A situação da Associação Mutualista também vai a debate. Em março, foram divulgados os resultados de 2016: depois de prejuízos de mais de 390 milhões de euros em 2015, ficou acima da linha de água numa base individual.

Depois destes temas, o ministro Vieira da Silva continuará na comissão parlamentar do trabalho para uma audição regimental.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Montepio: Ministro do Trabalho ouvido no Parlamento a 17 de maio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião