5 coisas que vão marcar o dia
BCE reúne-se para decidir a política monetária e o ministro das Finanças vai ao Parlamento ser ouvido a propósito do Orçamento de Estado para 2024. Acionistas da Cofina decidem sobre venda.
Esta quinta-feira, dia 26 de outubro, o Banco Central Europeu reúne-se para decidir a política monetária e Fernando Medina, ministro das Finanças, vai ao Parlamento ser ouvido a propósito da proposta de Orçamento de Estado para 2024. Os acionistas da Cofina reúnem-se em assembleia geral para decidirem sobre a venda do grupo e a Eurostat divulga dados sobre os preços da eletricidade e do gás natural relativos ao primeiro semestre deste ano.
Reunião de política monetária do BCE
O Conselho de Governadores do Banco Central Europeu (BCE) reúne-se esta quinta-feira para mais uma reunião de política monetária. O mercado espera que o banco central deixe as taxas de referência inalteradas, mas responsáveis de três grandes gestoras de ativos admitem, no entanto, à Bloomberg que a entidade liderada por Christine Lagarde pode ter de voltar a aumentar o preço do dinheiro. A autoridade monetária do euro aumentou em setembro a taxa dos depósitos para um recorde de 4% e a taxa principal de operações de refinanciamento para os 4,5%.
Medina é ouvido no Parlamento
Fernando Medina é ouvido na Assembleia da República no âmbito da apreciação na generalidade da proposta de Orçamento de Estado para 2024. A oposição considera que a proposta orçamental não responde aos problemas nos serviços públicos e na habitação, tendo já a maioria dos partidos revelado o sentido de voto contra.
Acionistas da Cofina decidem venda
Os acionistas deliberam esta quinta-feira em Assembleia Geral sobre a venda da Cofina Media aos quadros da própria empresa e a Cristiano Ronaldo. Segundo a informação enviada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), os acionistas vão “deliberar sobre a alienação da totalidade das ações representativas do capital social e dos direitos de voto da sua subsidiária integralmente detida, Cofina Media”. Recorde-se que a Media Capital retirou a sua oferta de compra.
Tribunal da UE divulga acórdão em processo da Autoridade da Concorrência contra EDP
Esta quinta-feira conhece-se o acórdão sobre um processo prejudicial português no âmbito da concorrência, entre a EDP e a Autoridade da Concorrência, pelo Tribunal de Justiça da União Europeia. A Autoridade da Concorrência tinha aplicado, em 2017, coimas de 48 milhões de euros por a empresa ter concluído um acordo contrário à concorrência, coimas que foram depois reduzidas para 40 milhões pelo Tribunal da Relação de Lisboa.
Eurostat mede preços da energia no primeiro semestre
O Eurostat também divulga esta quinta-feira dados relativos aos preços da eletricidade e do gás natural relativos ao primeiro semestre deste ano. A comissária europeia da Energia já admitiu que o mecanismo de limite aos preços do gás na UE, adotado em fevereiro, poderá ser prolongado em 2024 perante as incertezas em torno do preço do gás no mercado europeu.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}