Mota-Engil foi a escolhida para prolongar a linha vermelha do Metro
Pelo caminho ficaram a FCC Construcción, a Teixeira Duarte, a Acciona Construcción e a Zagope. O júri excluiu estas empresas por diversas razões.
A Mota-Engil foi a construtora escolhida para prolongar a linha vermelha do metro de São Sebastião até Alcântara. A obra será adjudicada por 321,88 milhões de euros, um montante ao qual acresce o IVA à taxa legal em vigor. O preço base era de 330 milhões de euros.
Pelo caminho ficaram a FCC Construcción, a Teixeira Duarte, a Acciona Construcción e a Zagope. O júri excluiu estas empresas por diversas razões, sendo que fez mesmo uma reanálise das propostas tendo em conta as “pronúncias apresentadas em audiência prévia” quando do relatório preliminar.
Em causa estavam propostas diferentes do definido no caderno de encargos relativamente à implantação das estações Campolide/Amoreiras e Campo de Ourique, ao Viaduto Duarte Pacheco, à aplicação do sistema de atenuação de vibração, aos poços de ventilação, o traçado da linha, dimensão da sala de sinalização na Campo de Ourique, impermeabilização estação Campolide/Amoreiras, falta de acessos à estação de Campo de Ourique, falta de acesso à Ponte 25 de Abril e corte de avenidas durante as obras e ainda um preço superior ao preço base.
Apesar de terem sido excluídos, os concorrentes tiveram cinco dias para se pronunciarem ao abrigo do direito de audiência prévia. Mas, alerta o júri, esta nova audiência prévia restringia-se aos novos motivos de exclusão apontados e não constituía “uma ocasião de diálogo interminável sobre a apreciação que o júri faz dos argumentos invocados anteriormente e que entende não serem procedentes”.
Com uma extensão total aproximada de quatro quilómetros, o prolongamento da linha vermelha do Metro vai iniciar-se a partir da zona já construída, localizada após a estação São Sebastião, através de um troço em túnel construído junto ao Palácio da Justiça. Ao longo do traçado de túnel de via dupla prevê-se a construção de três novas estações subterrâneas (Amoreiras/Campolide, Campo de Ourique e Infante Santo) e uma estação à superfície, em Alcântara.
A conclusão do prolongamento da linha Vermelha da estação São Sebastião a Alcântara está prevista para o ano de 2026, e o seu custo é de é de 405,4 milhões de euros enquadrados no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), ou seja, está previsto um investimento europeu de 304 milhões de euros e um apoio financeiro nacional de 101,4 milhões.
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