Ataque de sexta-feira parou produção da Renault em França

O ataque desta sexta-feira, que afetou milhares de pessoas em pelo menos 150 países, fez a produção da Renault parar em várias fábricas em França.

O ataque informático massivo desta sexta-feira, que se teme que possa continuar esta semana, levou a Renault a suspender a produção em várias fábricas em França durante o fim de semana, disse um porta-voz da empresa ao site Automotive News. A fabricante já tinha admitido ter sido vítima do caso de sequestro de dados provocado por uma estirpe do vírus WannaCry, que afetou mais de 10.000 empresas e 200.000 pessoas em pelo menos 150 países.

A empresa não quis divulgar a lista das fábricas cuja atividade foi suspensa desde sábado. O porta-voz confirmou, no entanto, que uma das fábricas afetadas foi a de Sandouville, no norte do país. A empresa disse ainda à Reuters esperar que a situação seja normalizada já esta segunda-feira. Também a Nissan admitiu que uma fábrica em Sunderland, no Reino Unido, foi afetada pelo ataque, mas não confirmou que as operações tenham sido suspensas, de acordo com o site The Verge.

Desconhece-se se as operações da Renault já foram retomadas. Recorde-se que o ataque desta sexta também chegou a Portugal, afetando empresas como a PT. Trata-se de um caso de ransomware, em que um programa malicioso encripta os dados de um computador e pede um resgate para fornecer a chave de desbloqueio. O ataque desta sexta-feira pedia uma soma de 300 dólares em bitcoin, mas as autoridades recomendam que não se pague essa quantia, para não incentivar a disseminação desta atividade criminosa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ataque de sexta-feira parou produção da Renault em França

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião