É funcionário público? Cuidado ao abrir o email hoje

Se trabalha na administração pública, deve ter o máximo de cuidado esta manhã, quando regressar ao serviço. O vírus informático desta sexta-feira pode estar no seu computador.

Trabalha na administração pública? Então, quando ligar o seu computador esta manhã, tenha cuidado. O facto de, na sexta-feira, ter sido dada tolerância de ponto poderá fazer com que o vírus informático propagado na última sexta-feira se comece a disseminar novamente, tendo em conta que alguns computadores afetados podem ainda não ter sido ligados desde o momento da infeção.

Na sexta-feira, o coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança, Pedro Veiga, disse ao ECO que os funcionários públicos deverão ter máximo cuidado quando regressarem ao trabalho esta segunda-feira. “Não nos foram reportados problemas em serviços públicos. Com a tolerância de ponto, muitos trabalhadores não terão ligado os seus computadores”, disse na sexta-feira.

Assim, esta segunda-feira, se depois de ler um e-mail detetar que o computador “fica muito lento”, deve desligá-lo “de imediato, tirando mesmo o cabo da tomada”, indicou Pedro Veiga. Num portátil, deve ser retirada também a bateria. A Europol também já alertou que, esta segunda-feira, o ataque pode continuar, pelo que as autoridades estão neste momento em alerta máximo. O ataque desta sexta-feira bloqueia os dados dos computadores e pede 300 dólares em bitcoin para fornecer a chave de desbloqueio.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

É funcionário público? Cuidado ao abrir o email hoje

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião