Demissão de Costa tira 1,7 mil milhões à bolsa de Lisboa. “Portugal fica sem Governo, o PSI ressente-se”

PSI registou a pior sessão em mais de um mês, caindo mais de 2,5%, depois de o primeiro-ministro ter apresentado a demissão.

Portugal mergulhou em nova crise política, depois de o primeiro-ministro ter apresentado a demissão. A instabilidade governativa levou a bolsa de Lisboa a perder mais de 1,7 mil milhões de euros em capitalização bolsista na sessão desta terça-feira.

O PSI caiu 2,54% para 6.227,35 pontos, naquela que foi a pior sessão desde outubro. Nenhuma cotada sobreviveu à pressão vendedora que castigou sobretudo a Mota-Engil, Galp e Greenvolt, com a construtora a cair mais de 5,5%.

“A palavra-chave é incerteza. Os investidores reagem violentamente quando há incerteza. É o que está a acontecer no PSI com a instabilidade política que se gerou”, referiu Eduardo Silva, diretor-geral da XTB Portugal, ao ECO.

“Portugal fica sem Governo, o PSI ressente-se”, referem os analistas da sala de mercados do BCP no comentário de fecho.

Bolsa vive pior sessão em mais de um ano

Fonte: Reuters

António Costa apresentou a demissão ao início da tarde, depois de saber que foi alvo de uma investigação autónoma do Supremo Tribunal de Justiça por causa de negócios relacionados com o lítio, hidrogénio verde e dados. O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa falará sobre a situação política na próxima quinta-feira após reunir com os partidos e com o Conselho de Estado.

O grande perdedor do dia foi a Galp: o valor em bolsa da petrolífera contraiu 480 milhões de euros na sessão desta terça-feira. A EDP Renováveis perdeu 330 milhões de market cap e a EDP outros 280 milhões. Já o valor de mercado dos pesos pesados Jerónimo Martins e BCP caiu 213 milhões e 140,1 milhões, respetivamente.

No que toca à Mota-Engil, que registou a maior queda percentual do dia, isso traduziu-se numa perda de 52,6 milhões na sua capitalização em bolsa, enquanto a Greenvolt “emagreceu” quase 30 milhões.

“Estamos perante um episódio de turbulência, mas será uma volatilidade de curto prazo até que haja maior clareza. Não se espera que este caso venha a mudar a tendência geral”, acrescentou o responsável da XTB.

No mercado secundário de dívida, a yield associada às obrigações do Tesouro a dez anos portuguesas caiu um ponto base para 3,416%, enquanto as taxas espanholas e italianas no mesmo prazo tiveram quedas mais acentuadas de sete e nove pontos base.

(Notícia atualizada às 17h25)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Demissão de Costa tira 1,7 mil milhões à bolsa de Lisboa. “Portugal fica sem Governo, o PSI ressente-se”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião