Eleições ou novo primeiro-ministro? PS “preparado” para todos os cenários, diz Carlos César
Carlos César adianta ainda que "em função da decisão do Presidente da República" o PS "ajustará, se for o caso, os procedimentos internos necessários".
O presidente do PS assegura que o partido está “preparado ou tem capacidade para se preparar” para qualquer um dos dois cenários, isto quer “seja de eleições antecipadas seja mudança de liderança de governo do país” e adianta que “em função da decisão do Presidente da República ajustará, se for o caso, os procedimentos internos”.
“O PS está preparado ou tem capacidade para se preparar para qualquer uma dessas circunstâncias: seja de eleições antecipadas, seja mudança de liderança de governo do país”, afiançou Carlos César, em declarações transmitidas pelas televisões, na sede do partido, no largo do Rato, em Lisboa.
Questionado pelos jornalistas sobre se o PS admite antecipar o congresso do partido, Carlos César recusou-se a “fazer juízos sobre essa matéria”, dado que só na quinta-feira se saberá se o Presidente da República vai dissolver a Assembleia da República e antecipar eleições ou, pelo contrário, irá abrir a porta a que se forme um novo Executivo. “Em função da decisão do Presidente da República, o PS ajustará, se for o caso, os procedimentos internos necessários para fazer jus à situação interna que for verificada“, garantiu.
O primeiro-ministro apresentou esta terça-feira a demissão, depois de ter estado reunido com o Presidente da República em Belém. Uma decisão justificada com a abertura de um inquérito pelo Supremo Tribunal de Justiça, no âmbito de uma investigação em torno da extração de lítio em Montalegre e da central de hidrogénio verde em Sines, que envolve também outros membros do Governo. Em face desta circunstância, Marcelo Rebelo de Sousa convocou os partidos políticos e marcou um Conselho de Estado para analisar a crise política. Na quinta-feira falará ao país para comunicar a sua decisão.
O presidente do PS aproveitou ainda para “prestar homenagem ao seu gesto e ao grande sentido de responsabilidade demonstrado” por António Costa por se ter demitido e elogiou o seu “legado” como governante. “Portugal está melhor, superou grande parte das dificuldades, ganhou confiança junto dos mercados e prestígio junto das instituições europeias. E isso deveu-se à condução lúcida” de Costa, realçou Carlos César. “Continuamos a contar com António Costa para servir o país e ajudar o PS”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Eleições ou novo primeiro-ministro? PS “preparado” para todos os cenários, diz Carlos César
{{ noCommentsLabel }}