Crise política, salários e desemprego. Ouça o podcast “Ao trabalho!”
O podcast "Ao trabalho!" leva até si, todas as quintas-feiras, tudo o que precisa de saber sobre o que está a fazer mexer o mercado de trabalho nessa semana.
O que está a fazer mexer o mercado de trabalho? Todas as quintas-feiras, o podcast “Ao trabalho” conta-lhe tudo o que precisa de saber. Esta semana falamos sobre a crise política na sequência da demissão do primeiro-ministro (e as consequências desse cenário nos salários e pensões), sobre o desemprego, sobre os requisitos dos empregadores portugueses no recrutamento de novos trabalhadores e sobre a nova formação na Administração Pública na área da Inteligência Artificial.
Ouça o episódio no leitor abaixo ou aqui.
O salário mínimo nacional pode subir para 820 euros em janeiro, conforme foi acordado na Concertação Social, apesar da crise política que se instalou com a demissão do primeiro-ministro. De acordo com os constitucionalistas ouvidos pelo ECO, o governo de gestão continuará a poder reforçar a retribuição mínima garantida. Também as pensões poderão subir, mesmo que o Parlamento seja dissolvido.
Dos salários para o desemprego, apesar das incertezas e pressões que os empregadores enfrentam, o mercado de trabalho português está estável. O desemprego, por exemplo, situou-se em 6,1% no terceiro trimestre, taxa idêntica à registada nos três meses anteriores.
E por falar em emprego, um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) indicou esta semana que as empresas portuguesas são das que mais exigem conhecimentos de inglês nas vagas de emprego que disponibilizam. Só o Luxemburgo ultrapassa Portugal.
Já na Administração Pública, destaque para o novo programa executivo de formação em Inteligência Artificial. O programa arrancou esta segunda-feira e junta o Instituto Nacional de Administração à Microsoft e seis instituições de ensino superior. É um elo “inédito“, nas palavras do responsável Miguel Agrochão, que permite juntar o que se faz de melhor na academia, com o que de melhor se faz no terreno.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Crise política, salários e desemprego. Ouça o podcast “Ao trabalho!”
{{ noCommentsLabel }}