Unicorn Factory Lisboa acolhe 8 novas scaleups. Saiba quais são

A Bhout, Enline, iLoF, KIT-AR, Maven, Nutrium, Oscar e ValuesCo, em conjunto, já levantaram mais de 45 milhões de euros. Juntam-se às 16 scaleups que já integraram o programa.

oito novas startups a integrar o programa Scaling Up da Unicorn Factory Lisboa que, em conjunto já levantaram mais de 45 milhões de euros em diversas rondas de investimento. Bhout, Enline, iLoF, KIT-AR, Maven, Nutrium, Oscar e ValuesCo juntam-se às 16 scaleups que já integraram o programa, elevando para 24 o número de empresas apoiadas em dez meses do programa, startups que, em conjunto, já levantaram mais de 150 milhões de euros.

“O Programa Scaling Up tem vindo a confirmar o seu valor com a atração de scaleups de maior potencial interessadas em fazer parte do programa de crescimento após duas edições de sucesso. É já um programa de referência que demonstra que o trabalho, que estamos a desenvolver, tem tido um impacto muito significativo no ecossistema, apoiando empresas de elevado potencial a acelerar o seu crescimento. Após concluirmos a primeira edição, e termos uma segunda edição a decorrer, continuamos com muito interesse por parte de empresas em grande expansão para se envolverem com o projeto e tirarem partido do Programa”, explica Gil Azevedo, diretor executivo da Unicorn Factory Lisboa, citado em comunicado.

O anúncio das novas scaleups foi feito esta quinta-feira na Factory Lisboa – integrada no Hub Criativo do Beato –, a casa da Unicorn Factory Lisboa, marcando o arranque do terceiro cohort, com duração de oito meses.

O programa tem como parceiros estratégicos empresas como o grupo Brisa, a Google, a Galp, a Delta Cafés, a Cuatrecasas, a Fidelidade, o BPI e a PwC, tendo recentemente anunciado a entrada do unicórnio Glovo, da KPMG, Webhelp, Tydex, OVH Cloud e 33NVentures para a lista de parcerias corporate, um total de mais de 70 parceiros corporativos e de investimento.

Quais são as scaleups?

Ao longo do último ano, o programa recebeu mais de 100 candidaturas, tendo sido selecionadas 24 scaleups com base numa avaliação do seu “estágio atual de desenvolvimento” – investimento angariado relevante, equipa forte e estruturada, produto ou serviço em comercialização e tração de crescimento –, bem como, a “adequação ao programa”, isto é, a capacidade de apoio dos parceiros, potencial de negócio futuro e planos de expansão internacional, elenca a Unicorn Factory Lisboa.

  • Bhout (Sports Tech)

Empresa de jogos que criou o “primeiro saco de boxe com cérebro”, combinando sensores no saco com visão computorizada 3D, inteligência artificial e aprendizagem automática. O saco foi considerado recentemente uma das inovações do ano pela revista Time. A Bhout levantou ainda dez milhões de euros, o maior investimento em rondas seed em Portugal.

  • Enline (Clean Tech)

Fornecedor de tecnologia de gémeos digitais e de soluções baseadas em dados para ativos energéticos, a Enline tem como missão “transformar a forma como as empresas monitorizam, mantêm e otimizam os seus ativos energéticos, promovendo a eficiência e a sustentabilidade em todo o setor.”

  • iLoF (Health Tech)

Empresa de saúde digital, através de IA e fotónica avançada, a iLoF recolhe “quantidades massivas de dados para construir uma biblioteca digital de biomarcadores e perfis biológicos, reunindo físicos, biólogos e cientistas de dados de classe mundial para levar mais rapidamente aos pacientes tratamentos personalizados”.

  • KIT-AR (Industrial Tech)

A KIT-AR fornece uma plataforma industrial de Realidade Aumentada que “fornece aos trabalhadores conjuntos de instruções personalizadas adaptadas ao seu contexto, complementadas por um controlo de qualidade automatizado para avaliar a conclusão correta do trabalho realizado”. A plataforma monitoriza ainda o trabalho realizado para obter informações para a otimização do processo.

  • Maven (Health Tech)

Plataforma baseada em IA concebida para “transformar os cuidados veterinários, permitindo a deteção precoce de problemas de saúde, reduzindo a necessidade de intervenções de emergência e atualizações constantes para os donos dos animais”. A sua integração nas clínicas “simplifica as operações, permitindo aos veterinários um diagnóstico mais rápido e eficaz”.

  • Nutrium (Health Tech)

A Nutrium colabora com as empresas para melhorar a literacia nutricional e fornecer acesso gratuito a nutricionistas, através da sua aplicação, a todos os funcionários, em todo o mundo. Em junho, a startup fundada no Minho levantou dois milhões de euros numa ronda de investimento bridge para Série A. Mais de 250 mil nutricionistas em mais de 90 países, com maior prevalência no Brasil, Espanha, França, Itália e Portugal, já estão a usar o software da Nutrium.

  • Oscar (Home Services)

Aplicação de serviços ao domicílio a pedido com mais de 150 serviços de reparação, limpeza e lavandaria a preço fixo, a Oscar foi lançada em Portugal em 2021, tendo-se expandido recentemente para Madrid. “A empresa está a registar um crescimento de 50% QoQ, alcançando um GMV anual de mais de 4,6 milhões de euros, com uma forte economia unitária.” Em meados de setembro levantou 1,1 milhões de euros.

  • ValuesCo (Ad Tech)

Permite que “marcas, organizações sem fins lucrativos e editores de media lancem campanhas de ação coletiva virais para adquirir novos clientes e envolver profundamente os atuais.”

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Unicorn Factory Lisboa acolhe 8 novas scaleups. Saiba quais são

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião