5 coisas que precisa de saber antes de abrirem os mercados

Da economia ao petróleo, passando pelas palavras de responsáveis do BCE, há muito a que os investidores prometem estar atentos no dia de hoje.

Os dados sobre a evolução da economia da zona euro no primeiro trimestre do ano prometem ser um dos principais focos de atenção dos investidores, num dia em que poderão surgir novas pistas sobre o rumo da política monetária no espaço do euro por parte de um dos membros do conselho de governadores do BCE: Ewald Nowotny. O rumo das cotações do petróleo também podem pesar no sentimento das bolsas, no dia em que a AIE apresenta o seu relatório mensal sobre o mercado petrolífero, e a escassos dias da reunião da OPEP onde deverá ser estendido no tempo o corte de produção da matéria-prima.

Como evolui a economia da zona euro?

Depois de nesta segunda-feira, ter sido conhecido que a economia portuguesa evoluiu, e bem, no primeiro trimestre deste ano, chega a vez de saber se o mesmo aconteceu na zona euro. O Eurostat divulga a estimativa rápida sobre a evolução do PIB do espaço do euro relativa aos três primeiros meses deste ano. As estimativas apontam para que, nesse período, o PIB da zona euro tenha crescido 1,7%. Na Alemanha, será também divulgado o indicador que mede a confiança dos investidores relativo a maio.

O turismo foi amigo da Ibersol?

O Instituto Nacional de estatística divulga os dados sobre a atividade turística, em Portugal, relativamente a março, o que permitirá fazer um balanço do setor relativo ao primeiro trimestre do ano. Estes números poderão ter impacto no rumo das cotadas da bolsa nacional mais ligadas ao setor do turismo. A Ibersol, cuja atividade está centrada no setor da restauração, é uma das empresas cujas ações poderão ser influenciadas pelo números do turismo que hoje serão conhecido sobre o rumo do turismo nesse período.

Vodafone faz o balanço das suas contas

A nível empresarial, a Vodafone promete estar no centro das atenções dos investidores. A operadora britânica anuncia o balanço das suas contas relativo aos seis meses terminados em março deste ano. As estimativas apontam para que nesse período, a Vodafone tenha registado receitas de 27,28 mil milhões de euros. Caso este valor se confirme, representa uma quebra ligeira face ao total de 27,78 mil milhões de euros de receitas apresentado em igual período do ano passado.

Há novidades do BCE? Nowotwy poderá dizer

Os investidores têm por hábito analisar ao detalhe eventuais pistas que os responsáveis dos bancos centrais possam dar relativamente ao rumo da política monetária. Esta terça-feira, o foco dos investidores promete estar centrado nas palavras de Ewald Nowotny. O membro do conselho de governadores do BCE irá falar sobre política monetária num evento que decorre em Viena. O seu discurso irá ao encontro das palavras de Draghi?

AIE divulga relatório sobre o petróleo

As cotações do petróleo têm estado em forte alta, com o mercado a antecipar que na próxima reunião da OPEP que decorre a 24 de maio possa ser anunciado o prolongamento no tempo do corte de produção da matéria-prima que visa reequilibrar o mercado global do “ouro negro”. Esta terça-feira, a Agência Internacional de Energia divulga o seu relatório mensal sobre o mercado petrolífero, onde deverá revelar as suas perspetivas relativamente ao equilíbrio de forças entre procura e oferta de petróleo, o que poderá também ter impacto no rumo das cotações do “ouro negro”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que precisa de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião